Secretaria da Educação do Estado apresenta projeto de modernização tecnológica de escolas

Um projeto de modernização tecnológica irá viabilizar o acesso e a utilização de conteúdos e sites educacionais, por professores e estudantes das escolas estaduais, por meio de uma rede intranet Wi-Fi (sem fio). O projeto vai estar disponível para o acesso, inicialmente, em 132 unidades, a partir do ano letivo 2015. Nesta segunda-feira (13/10), esta tecnologia foi apresentada para gestores de Diretorias Regionais de Educação (Direc) no auditório da Secretaria (Centro Administrativo), com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, que, na oportunidade, também assinou a ordem de serviço para a cobertura de quadras poliesportivas.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

“Estas são duas ações fundamentais. As soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dialogam com a necessidade da escola, disponibilizando conteúdos pedagógicos para apoiar o trabalho do professor em sala de aula. Por outro lado, essas ordens de serviço para a cobertura das quadras visam estimular, ainda mais, a prática esportiva, que é fundamental para a formação completa dos nossos alunos”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Os conteúdos ficam armazenados no servidor e podem ser acessados offline a partir dos tablets educacionais ou de outros dispositivos, dentro da escola. Participaram do encontro 78 representantes de unidades escolares das Direc 1A e 1B (Salvador e Região Metropolitana), Direc 3 (Alagoinhas), Direc 4 (Santo Antônio de Jesus), Direc 5 (Valença), Direc 29 (Amargosa), Direc 31 (Santo Amaro) e Direc 32 (Cruz das Almas).

Presente ao encontro, Ivan Laranjeira, representante da Oi Telefonia, empresa responsável pela implantação, detalhou as melhorias. “Vamos ampliar a velocidade da banda larga e estruturar todas as linhas telefônicas. Além disso, os gestores não vão precisar pagar para realizar a manutenção”, disse.

Ambiente Educacional – Durante o evento, também foi apresentado aos participantes os diversos recursos disponíveis no Ambiente Educacional WEB (ambiente.educacao.ba.gov.br). O Espaço virtual dispõe de um espaço pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação.