Secretaria da Educação do Estado desenvolve ações em comemoração aos 30 anos da democracia no Brasil

No dia 15 de março, o Brasil completou 30 anos ininterruptos de democracia, após 21 anos de ditadura militar (1964-1985). E para comemorar esta data, aconteceu nesta terça-feira (17/03), no Forte do Barbalho , tido como o principal centro de tortura na Bahia, uma série de atividades para debater o momento histórico. “Comemorar os 30 anos de redemocratização do nosso país tem o significado do fim das prisões e das torturas e da minha própria liberdade. Trata-se do período mais longo de democracia do Brasil. O anterior a este (1946-1964) só durou 18 anos”, declarou o professor Paulo Pontes que, juntamente com outras personalidades vítimas da ditadura militar, participou do evento. Os visitantes também puderam conferir a exposição "Bahia Militarizada".
 
Para que as novas gerações de estudantes possam saber mais sobre o impacto do golpe de 64 no País, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia vem desenvolvendo uma série de ações temáticas. O destaque são os conteúdos disponibilizados em www.educacao.ba.gov.br/direitoamemoria, como vídeos que apresentam depoimentos de presos políticos, fotos, bibliografia virtual, livros de autores baianos e indicações de canções, filmes e documentários. 
 
As ações estão relacionadas ao projeto Ditadura Militar - Direito à Memória: 50 anos do golpe de 1964, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, desde o ano passado, em parceria com a Secretaria de Cultura. O objetivo do projeto, conforme conta a coordenadora Tânia Miranda, é contribuir na recuperação da memória desse período da história por meio de conteúdos diversos, auxiliando estudantes e docentes no desenvolvimento das suas atividades pedagógicas.
 
Entre os conteúdos disponibilizados no Portal, chamam a atenção os depoimentos de sobreviventes e historiografias. Na sessão Multimídia, dentro do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), a comunidade escolar pode conferir uma série de documentos históricos, a exemplo de ‘Rotas das Passeatas’, ‘A Guerrilha do Araguaia’ e ‘Brasil Nunca Mais’. Há, ainda, indicações de filmes relacionados à temática, como ‘Zuzu Angel’, ‘Eles não usam black-tie’, ‘O ano em que meus pais saíram de férias’ e ‘Cabra marcado para morrer’, e de canções de compositores como Chico Buarque, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Belchior e João do Vale.
 
‘Conhecer para não esquecer’ – A Secretaria da Educação do Estado realiza, ainda, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e a TV Educativa, o interprograma ‘Conhecer para não esquecer’, exibido em formato de vídeos curtos de um minuto no intervalo da programação da emissora. Os vídeos, protagonizados por personalidades que têm uma história de luta contra o regime militar, estão disponíveis no Portal da Educação. Entre os entrevistados, está o economista e professor Paulo Pontes, ex-preso político e atual coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior da Secretaria.

Notícias Relacionadas