Secretaria da Educação do Estado destaca programa Educar para Transformar no Fórum Agenda Bahia

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

“Assegurar a alfabetização das crianças na idade certa é um dos caminhos para melhorar a educação na Bahia”, afirmou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, durante debate nesta terça-feira (20/10), no Fórum Agenda Bahia, no auditório da FIEB, em Salvador. O fórum tem como tema ‘o Futuro do Emprego e o Valor do Trabalho’ e o debate contou, ainda, com as presenças do secretário de Educação de Salvador, Guilherme Bellintani e de Priscila Cruz, diretora do Movimento Todos pela Educação.

“O desenvolvimento de um Estado também passa pela garantia de uma educação de qualidade desde a base. Por isso, o desafio é garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade. Sabemos que alfabetizar a criança na idade certa, ate o 3º ano do ensino fundamental, com letramento em Língua Portuguesa e Matemática, é uma garantia de sucesso no seu percurso escolar”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto, destacando que esta é uma das metas do programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, programa prioritário do Governo da Bahia que visa à melhoria da educação pública no Estado, por meio de parcerias com municípios, universidades, empresas e, principalmente, as famílias.

“O desenvolvimento de um Estado também passa pela garantia de uma educação de qualidade desde a base", secretário Osvaldo Barreto

Durante o debate, o secretário Osvaldo Barreto, destacou políticas públicas executadas pelo Estado para o acesso à educação básica e para a qualificação dos jovens e trabalhadores. Apontou o programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) como um destes avanços. O Emitec assegura aos estudantes residentes em áreas remotas cursarem o ensino médio, nos lugares onde vivem. As aulas são transmitidas, via satélite e em tempo real, a partir de estúdios de TV no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. “Esta tecnologia está beneficiando 19 mil estudantes, em mais de 414 localidades, sendo a grande maioria formada por filhos e filhas de trabalhadores que moram e trabalham na zona rural”, acrescentou.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O secretário também destacou a ampliação da Educação Profissional na rede estadual, como uma política estratégica adotada para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. Com esta estratégia, a rede estadual ampliou de 4 mil para mais de 75 mil o número de estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio nos últimos oito anos, chegando a 121 municípios, em todos os 27 Territórios de Identidade, com 77 cursos ofertados. “A nossa rede é a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, possibilitando a qualificação de jovens para o mundo do trabalho, com mais de 40 mil estudantes formados”, afirmou.