Secretaria da Educação do Estado dialoga com estudantes sobre políticas para a juventude

Em live promovida, nesta sexta-feira (10), pela União dos Estudantes da Bahia (UEB), o secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, conversou com a presidente da entidade estudantil, Layane Clara, sobre políticas para a juventude e temas voltados à Educação Básica e ao Ensino Superior, durante a pandemia. No bate-papo, foram abordados, entre outros assuntos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o uso de tecnologias no ensino remoto, os auxílios estudantis e o retorno às aulas.
 
"Com a definição das datas do ENEM, a secretaria já está se mobilizando com o objetivo de apresentar novas propostas para que preparem os estudantes para as provas, reforçando os projetos que já temos como o Universidade para Todos", afirmou Jerônimo Rodrigues, que, nesta perspectiva, completou: "Todas as ações de ensino e aprendizagem estão sendo dialogadas com os diversos segmentos da Educação. Temos consciência de que as tecnologias podem ajudar no distanciamento, mas sabemos do limite do acesso dos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior a esses recursos", afirmou.
 
Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, a SEC vem realizando uma série de iniciativas para buscar amenizar as dificuldades promovidas pela  pandemia. "Estamos fazendo uma formação on-line com dez mil professores das redes estadual e municipais, tratando da atual realidade no ensino remoto. Disponibilizamos o vale-alimentação, além de mantermos os pagamentos do programa Mais Futuro, o auxílio de permanência do universitário. Estamos em diálogo frequente com a Educação Indígena, a Quilombola, e do Campo, porque sabemos que há uma dificuldade ainda maior para eles", contou.
 
Em relação ao retorno às aulas, o secretário reforçou a importância de que sejam tomadas decisões com responsabilidade. "O prejuízo já existe, mas temos como recompor. Com paciência e sabedoria, podemos planejar um bom calendário. Com a pandemia, a desigualdade se aflorou e é importante que possamos analisar as situações. As universidades estaduais têm a sua autonomia e confiamos nos reitores nesta atuação de retornos às aulas", disse.
 
Para a presidente da UEB, Layane Clara, o diálogo é o caminho para a melhoria da educação. "A SEC sempre teve à disposição de conversar com a gente. E foi muito bom receber o secretário Jerônimo nesta live, com repostas claras e respondendo às perguntas dos estudantes", destacou.

Notícias Relacionadas