Secretaria da Educação do Estado discute ações com Biblioteca Comunitária de Nova Soure

Palavras-chave:
Fotos: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) recebeu, nesta terça-feira (18), representantes da Feira Literária Internacional da Biblioteca do Paiaiá, que terá sua 4ª edição realizada em São José do Paiaiá, povoado localizado no município de Nova Soure (a 250 km de Salvador). O evento, que é desenvolvido pela Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado e as Universidades da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Estadual da Bahia (UNEB) e Estadual de Feira de Santana (UEFS), tem o objetivo de promover a formação de leitores, envolvendo atividades voltadas para crianças, jovens, estudantes e professores. No encontro foram discutidas parcerias com a SEC.     
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que a ideia é criar parcerias para a formação de roteiros literários em toda a Bahia. “As festas literárias são muito importantes, mas queremos desenvolver ações permanentes que possam ser ferramentas de aprendizagens para os estudantes durante todo o ano. A Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado faz um excelente trabalho e vamos estudar a melhor forma de fortalecer essa parceria”, disse.         
 
Criada em 2001, pelo professor Geraldo Moreira Prado, natural de São José do Paiaiá, a Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado possui mais de 110 mil exemplares. “Tive a iniciativa quando me vi sem a possibilidade de guardar mais os livros em minha casa no Rio de Janeiro onde morava. Então trouxe para o povoado como um projeto experimental com inicialmente 12 mil exemplares, com o objetivo de estimular a leitura e a formação de professores. Em 2014, iniciamos o festival com o apoio das universidades”, contou. 
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
Segundo o professor da UEFS, Cláudio Novaes, que também atua como coordenador da Feira Literária, a ação promove o enriquecimento cultural da comunidade.  “A Biblioteca, que possui um patrimônio cultural e histórico, que guarda uma memória muito importante, se tornou um ponto de convergência de cultura do município. E a partir daí as universidades se juntaram a ele para criar um projeto de formação de leitores que é a Festa Literária. No evento, convidamos todas as escolas da região para fazer atividades de leitura, com professores, jovens e crianças”, afirmou.

Notícias Relacionadas