Secretaria da Educação do Estado discute fortalecimento da Educação Quilombola

Membros do Fórum da Educação Quilombola participaram de um encontro, nesta quarta-feira (19), na Secretaria da Educação do Estado (SEC), para discutir o fortalecimento das políticas públicas educacionais voltadas para as comunidades quilombolas, localizadas em toda a Bahia. Este ano, estão matriculados 3.498 estudantes quilombolas, em 41 espaços escolares no Estado.
 
Fotos: Josenildo Almeida ASCOM/SEC
Com a presença do secretário Jerônimo Rodrigues e da equipe técnica da SEC, o encontro abordou temas como transporte, alimentação escolar, os projetos estruturantes de cultura, ciências e esporte, políticas para a juventude e acesso e permanência dos estudantes nas universidades, dentre outros.
 
Para o secretário Jerônimo Rodrigues é necessário discutir a Educação Quilombola para o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais. "Conhecemos a forte representatividade dos povos quilombolas, que possuem suas necessidades e especificidades para a oferta de uma educação de qualidade. Então, dialogar sobre os diversos aspectos e ouvir questões apontadas pelos movimentos nos ajudam a planejar e a desenvolver ações que promovam a formação dos estudantes quilombolas".
 
O presidente do Fórum da Educação Quilombola, José Ramos, falou da importância do diálogo permanente com a SEC. "Estamos apresentando pontos que acreditamos ser fundamentais para a qualificação da Educação Quilombola. Acredito que conseguimos dar encaminhamento a grande parte das nossas demandas", afirmou.

Notícias Relacionadas