Secretaria da Educação do Estado e Escolas Famílias Agrícolas abordam ações durante pandemia

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e representantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) realizaram, nesta quarta-feira (6), uma reunião  para analisar as ações desenvolvidas com os estudantes das EFA durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Foram discutidos os convênios com as escolas, o vale-alimentação para os estudantes e os programas Mais Estudo e Primeiro Emprego, além da mobilização para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância de um olhar especial para os estudantes do campo. "Estamos realizando um intensivo trabalho com as EFA para que os estudantes tenham garantidos todos os benefícios ofertados pela nossa rede estadual de ensino. É bom dizer que temos alcançado grande parte desses estudantes, mas precisamos do diálogo constante com as entidades representativas das EFA para que não haja nenhum estudante fora destas ações. É fundamental estarmos assegurando os recursos para as escolas, além dos benefícios e programas estudantis para os filhos dos pequenos agricultores da Bahia", afirmou.   
 
Para o diretor da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semi-Árido (REFAISA), Tiago Pereira, as ações da SEC estão contribuindo para minimizar as dificuldades do estudantes neste período de pandemia. "Estamos muito agradecidos com o comprometimento da SEC em nos dar todo o apoio e a assistência neste momento. Podermos constatar o recebimento de recursos pelas escolas e estarmos sempre  em contato para resolvermos as pendências que ocorrem neste processo têm sido bastante animador. Participei da entrega do vale-alimentação em Juazeiro e foi emocionante uma estudante agradecer ao governo porque seus pais estavam desempregados e aquele benefício seria de grande ajuda", destacou. 
 
O secretário-executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), José Nivaldo Costa, também contou sobre o diálogo permanente com a Secretaria da Educação. "Temos um retorno bastante positivo da SEC que vem valorizando bastante os estudantes da EFA, com pagamento dos convênios, entrega do vale-alimentação e a inclusão nos programas Mais Estudo e Primeiro Emprego. E essas reuniões são importantes para que as pendências sobre documentos ou cadastros possam ser resolvidas e todas as escolas sejam beneficiadas.
 
Ainda estiveram presentes representantes da Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul (CFAF) e das Casas Familiares Rural (CFR) de Igrapiúna e de Presidente Tancredo Neves.
 

Notícias Relacionadas