Secretaria da Educação do Estado e UAB discutem parcerias para o fortalecimento da Educação Básica

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia realizou uma reunião on-line, nessa quinta-feira (14/05), com a Coordenação de Apoio aos Polos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, foram discutidas as possibilidades de utilização da estrutura física e tecnológica dos polos para ações da SEC que envolvam a Educação Básica, além de um alinhamento para a realização de um seminário de acolhimento aos novos coordenadores dos 26 Polos UAB, cujo processo de seleção segue em andamento no Estado da Bahia.

Para o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos de Educação da SEC, Marcius Gomes, "o cenário da pandemia da COVID-19 tem colocado grandes desafios para a garantia de direitos educacionais para a juventude. E o fortalecimento de uma política como a dos Polos UAB na Bahia em aproximação com a Educação Básica é emergente para oportunizar e pensar na formação de nossos professores para além da formação inicial", ressaltou.

Durante a reunião, o coordenador de Infraestrutura dos Polos (DED/CAPES/MEC), João Franco, destacou a infraestrutura dos Polos da Bahia. "Os espaços têm sido de grande importância na formação à distância dos profissionais de Educação nas regiões, o que vem atendendo às expectativas do programa".

Segundo a represente da UAB SEC, Camila Souza, a agenda foi fundamental para a aproximação e o alinhamento quanto ao funcionamento dos Polos. "A Secretaria tem buscado a excelência no atendimento aos Polos de Apoio Presencial, dada a importância que essas estruturas têm como fator de integração e desenvolvimento regional. Com a implantação dos Polos foi possível contribuir com o desenvolvimento, a ampliação, a democratização e a interiorização da Educação Superior pública no Estado da Bahia.

Programa Universidade Aberta do Brasil - Bahia
Além dos polos municipais, a Bahia conta com 26 polos estaduais de apoio presencial ao Programa Universidade Aberta do Brasil, presentes em 21 dos 27 Territórios de Identidade. Dos 26 polos, 20 estão ativos com oferta de cursos de bacharelado, licenciatura, especialização e tecnológicos por Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) parceiras, dentre elas a UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFBA. UFRB, UNIVASF e IFBaiano.

A Bahia conta, também, com a oferta de outras IPES - Instituto Federal de Alagoas, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal Rural de Pernambuco -, por meio do Programa UAB. A intenção é fortalecer e expandir o número de polos, ampliando-os, gradativamente, até alcançar 100 municípios em 2022, por meio do Programa de Governo Participativo (PGP).