Secretaria da Educação do Estado e Undime Bahia planejam ações para o ano letivo de 2016

Foto: Liviane Barbosa - Ascom/Educação

Dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Bahia) participaram de uma reunião de planejamento das ações para o ano letivo de 2016. O foco é garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, meta prioritária do programa Educar para Transformar, que visa à melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. A reunião, que aconteceu nesta sexta-feira (8), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), foi conduzida pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e pela presidente da Undime-Bahia, Gelcivânia Mota Silva.

Para assegurar a alfabetização das crianças na idade certa, ficou acertado o compromisso com a formação de professores alfabetizadores. A meta para 2016 é capacitar 29 mil professores das redes públicas municipais e estadual, que vão conduzir o processo de alfabetização de cerca de 500 mil estudantes nas salas de aulas das escolas públicas.

“Nós consolidamos a construção de um Pacto pela Educação do Nordeste, que, alinhado com o programa estadual Educar para Transformar, trará grandes benefícios para a Bahia", Osvaldo Barreto

De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, “nós consolidamos no final de 2015 e início deste ano, a construção de um Pacto pela Educação do Nordeste, que, alinhado com o programa estadual Educar para Transformar, trará grandes benefícios para a Bahia. Com esta parceria do Estado com o Ministério da Educação, Undime e as secretarias municipais da Educação, nós conseguimos a unificação do programa estadual com o federal para a alfabetização na idade certa das crianças na Bahia”, ressalta o secretário.

Na reunião também foi firmado o compromisso de realizar uma grande mobilização pela valorização da educação pública na Bahia, articulando as redes municipais e estadual e envolvendo também os professores, estudantes, comunidade escolar e as famílias. A ação está prevista para acontecer no próximo mês de março. Também foi discutida a necessidade de alinhamento para fortalecimento da leitura nas escolas e o envolvimento da comunidade escolar para a construção da Base Nacional Comum, além de municipalização, transporte escolar e unificação de calendário escolar.

“A reunião serviu para mostrar, na prática, o que é a construção do Sistema Nacional de Educação e que existe a necessidade de estabelecermos essa pacto federativo compreendendo o que é tarefa do Estado e do município, para que possamos entender o que nos une em defesa da escola pública e de qualidade”, explica a presidente da Undime Bahia, Gelcivânnia Mota Silva.

Para a vice-presidente da Undime-Bahia e dirigente municipal de Educação do Município de Una, Leninha Vila Nova, este estreitamento com o Governo da Bahia, através do programa Educar para Transformar, possibilita que a educação publica seja fortalecida. “Essa parceria garante a alfabetização na idade certa e uma educação social de qualidade. O Nordeste sairá na frente com um programa próprio e que atenda as características e especificidades da Bahia, estando mais próximo do chão da escola”, explica Leninha Vila Nova.

Fortalecimento
Para garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade, a Secretaria da Educação do Estado distribuirá para as escolas públicas municipais a coleção “Pactos de Leituras”, constituída de 19 livros de literatura infantil de 16 autores baianos, com histórias referenciadas na realidade da Bahia. Os livros vão compor os Cantinhos de Leitura de 21 mil salas de aula de alfabetização das escolas.