Secretaria da Educação do Estado prepara novos consultores do Programa de Atenção à Saúde e à Valorização do Professor

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta quarta-feira (21/5), às 14h, e quinta-feira (22/5), a partir das 9h, no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo, o seminário Entre a Educação e a Saúde: conhecendo o Programa de Atenção à Saúde e à Valorização do Professor. A iniciativa vai preparar os 40 novos consultores de saúde que vão atuar no programa desenvolvido pela Secretaria. Os profissionais são das áreas de psicoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e nutrição.

“Este ano, estamos incluindo um maior número de profissionais, e, ao mesmo tempo, propondo um novo formato para a atuação destes consultores nas unidades escolares, buscando desenvolver práticas profissionais mais sistematizadas, comprometidas com ações de transformações sociais e próximas dos educadores. Portanto, é imprescindível que eles conheçam o ambiente escolar onde irão atuar para que, assim, possam desenvolver bem esse trabalho inovador e pioneiro que visa à prevenção e à promoção da saúde dos professores da rede”, enfatiza a coordenadora do projeto, Regina Borges.

O seminário, cuja abertura ficará a cargo da superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Ana Catapano, prossegue com Regina Borges, que falará sobre o que é o Programa, seus objetivos, metodologia e como funciona nas escolas. O mapeamento e os diagnósticos institucionais também serão abordados. Entre os destaques, está a palestra com o médico do trabalho Camilo Souza, do Serviço de Saúde Ocupacional (Sesao) do Hospital das Clínicas da Bahia. O médico abordará o tema “Saúde do Trabalhador Experiências e Práticas”, na quarta-feira, às 15h.

Cronograma 2014 – As atividades nos colégios estaduais de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari serão iniciadas no dia 26 de maio e prosseguem até o dia 11 de junho, com visitação às unidades escolares e apresentação do Programa aos gestores. A partir do dia 14 de julho até 19 de dezembro, as ações serão direcionadas aos professores dessas unidades escolares. Ao longo desse período, serão realizados o acompanhamento e as oficinas temáticas por área de especialização, nas escolas. E, a cada mês, até o final do ano, acontecerão as semanas temáticas, sempre em referência às especialidades inseridas no Programa.

O Programa –  O Programa de Atenção à Saúde e à Valorização do Professor atua na prevenção e no apoio ao professor no desempenho das atividades em sala de aula. Entre as ações do programa, está a realização das atividades nas escolas nas áreas de psicoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e nutrição, além do atendimento personalizado no SAC Educação, que pode ser agendado pelo telefone (71) 3117-1434.

Notícias Relacionadas