Secretaria da Educação do Estado promove capacitação de merendeiras

A Secretaria da Educação do Estado começou, neste mês de dezembro, um curso de capacitação de merendeiras. O objetivo é aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais manipuladores de alimentos nas escolas da rede estadual. A atividade já envolveu merendeiras das cidades de Lauro de Freitas e Candeias e será extensiva a outros municípios da Região Metropolitana de Salvador. Na programação constam palestras, rodas de conversas, informações sobre noções de biologia, saúde do trabalhador, manipulação de alimentos, higienização dos alimentos e do local de preparação, estocagem e trocas de experiências.
 
“Essa capacitação visa melhorar a execução das atribuições desses profissionais no ambiente de trabalho, além de dar segurança na hora de realizar suas atividades e ter mais embasamento na hora de manusear os alimentos, cuidar do ambiente de trabalho e até saber lidar com os estudantes, além de valorizar o profissional”, explica a nutricionista e responsável técnica, Maria Isabel Cartaxo, ao acrescentar que em Candeias e localidades próximas, a capacitação contou com a participação de 26 profissionais manipuladores de alimentos das 12 unidades escolares da rede estadual e em Lauro de Freitas, a ação beneficiou 33 merendeiras de oito unidades escolares.
 
Dona Nairan Rebeca Martins, 38 anos, é cozinheira no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Candeias, falou sobre a importância da iniciativa. “Esta capacitação só vem acrescentar coisas boas à nossa profissão. Atividades assim aprimoram os conhecimentos que já executamos no cotidiano e nos deixam estimulados com o trabalho, querendo colocar em prática o que aprendemos aqui”, relata.
 
Telma Leal, 32, merendeira no Colégio Estadual Ouro Negro, também em Candeias, ficou igualmente motivada. “Confesso que estava ansiosa por esta capacitação, porque nós buscamos trabalhar corretamente no dia a dia, mas aprender com um profissional qual a melhor forma de execução da atividade nos dá uma certa segurança na realização das nossas atribuições. Também é uma forma de valorizar nosso trabalho”, comenta.

Notícias Relacionadas