Secretaria da Educação do Estado promove seminário sobre as possibilidades formativas do esporte

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (27), o segundo ciclo dos “Seminários formativos para professores de Educação Física e Esporte Escolar: multiplicando saberes”. A atividade, que foi transmitida no Canal da Educação no Youtube, teve como tema “Educação Física na Educação Básica: o trabalho pedagógico com o conteúdo jogo e possibilidades formativas do esporte no contexto da BNCC”.

>> Assista à live através do link: https://bit.ly/3iNljmU

O coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da SEC, Gildilson Alves, que mediou a live, falou sobre a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é compartilhar experiências de professores para que elas possam ser multiplicadas por esta rede de ensino tão rica que temos assunto bastante atuais”.

O subtema “Educação Física na Educação Básica: o trabalho pedagógico e o conteúdo do jogo no contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)” foi abordado pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Michael Ramos. “O foco da nossa conversa foi a temática do jogo, que é um conteúdo da expressão cultural, compreendendo como uma invenção do homem e que resulta em um processo criativo, a partir da memória lúdica de uma comunidade, no caso escolar”.  

O professor de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Cristiano Bahia, por sua vez, tratou “As possibilidades formativas do esporte no contexto da BNCC” e ressaltou sobre a importância das formações. “A gente espera que através desses momentos formativos, a gente melhore a nossa prática pedagógica e que suscitem novas pesquisas. Temos que repensar no currículo quando para que esteja representado no contexto da escola”.

Membro da Coordenação de Educação Integral, Rosa Helena, abordou a questão da consulta pública do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) do Ensino Médio, que está disponível no site dcrb.educacao.ba.gov.br, até 12 de agosto.

Notícias Relacionadas