Secretaria da Educação do Estado realiza VII Encontro de Formação de Professores em Educação de Tempo Integral

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia deu início, nesta terça-feira (9/12), ao VII Encontro de Formação de Professores em Educação de Tempo Integral. O evento, realizado no Vilamar, em Salvador, teve o objetivo de socializar o impacto da Educação de Tempo Integral nas unidades que ampliaram a jornada escolar, com o Programa de Educação Integral (ProEI), além de certificar os 200 profissionais da rede estadual concluintes do Curso de Formação. Na ocasião, foram expostos, ainda, painéis com projetos realizados por estudantes, além de apresentações culturais das Escolas Estaduais Severino Vieira e Leda Jesuíno. A formação tem continuidade, nesta quarta-feira (10/12), às 9h, no Hotel Pestana, com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
“Estas atividades e ações pedagógicas que ocorrem provenientes do ProEi visam fortalecer o processo de aprendizado, e, cada vez mais, capacitar nossos estudantes, promovendo não só uma permanência maior na escola, mas a construção de um percurso educativo, por meio de práticas pedagógicas que possibilitem um crescimento intelectual”, destaca a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação, Amélia Maraux.

O coordenador do ProEi, Analdino Filho, fala do processo de formação dos professores. “Realizamos encontros gerais, nos quais discutíamos sobre avaliação escolar e o trabalho pedagógico. Depois, trabalhávamos em encontros territoriais, quando eram debatidas as especificidades de cada região, e, em outro momento, o encontro acontecia nas escolas, com a participação dos estudantes”, explica. Analdino ressalta, ainda, o diferencial do trabalho realizado na Bahia. “Uma Educação em Tempo Integral apenas faz sentindo se a Educação Básica for fortalecida. O conceito educacional é produzido por nós, valorizando a escola pública e as experiências regionais de cada local”, diz.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Eliana Boaventura, Rita Adriana Rios, o Curso de Formação foi importante para a implantação da Educação Integral na unidade escolar. “Sem esta ação, seria mais difícil colocar o programa em prática na escola. É um processo contínuo, no qual temos que estar sempre nos atualizando”, disse.