Secretaria da Educação e República da Botsuana abordam cooperação internacional

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

Mais uma representação internacional foi recebida na Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o objetivo de estabelecer cooperações institucionais. A embaixadora da República da Botsuana, Bernadete Sabage, e a conselheira da Embaixada, Tebatso Baleseng, foram recebidas nesta terça-feira (21/07), pelo secretário Osvaldo Barreto. Ao dar as boas-vindas, o secretário apresentou o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa à formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

Localizado no Sul da África, o país, que possui  2,1 milhões de habitantes, busca colaboração internacional para desenvolver sua educação, principalmente em áreas mais remotas. “O acesso às universidades é bastante difícil, então trabalhamos com cursos técnicos para dar condições profissionais aos nossos cidadãos. Outro aspecto é que possuímos uma população muito reduzida e ela se encontra espalhada por todo território”, destaca Bernadete Sabage.

Um dos projetos desenvolvidos pela Secretaria e apresentado pelo secretário foi o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que vence a dimensão geográfica e leva ensino médio para área longínquas da Bahia. Com o Emitec, os estudantes que moram em áreas remotas assistem aulas online, transmitidas via satélite, com conteúdo pedagógico especialmente preparado por professores da rede estadual de ensino, com a vantagem de estar perto de casa.

“O Governo da Bahia se coloca a disposição dos nossos irmãos da África, por isso essa colaboração é vista com extrema satisfação", Secretário Osvaldo Barreto

O secretário Osvaldo Barreto disse que a Secretaria da Educação pode contribuir para a implantação do Emitec na República da Botsuana, disponibilizando conhecimentos tecnológicos. “O Governo da Bahia se coloca a disposição dos nossos irmãos da África, por isso essa colaboração é vista com extrema satisfação, principalmente no momento em que convocamos toda a sociedade para se unir pela melhoria da educação pública na Bahia” acrescenta.

A embaixadora da República da Botsuana, Bernadete Sabage, agradeceu o apoio, ficando entusiasmada com a eficácia do Emitec. “A tecnologia do Emitec pode nos ajudar bastante a alcançarmos o objetivo de levarmos a educação para áreas mais distantes do nosso país”, explica.

“Temos o interesse em realizar uma parceria entre os educadores de universidades e da educação básica", Tebatso Baleseng

Outros assuntos entraram na pauta do encontro, como formação de professores, educação básica e ensino superior. “Temos o interesse em realizar uma parceria entre os educadores de universidades e da educação básica. Acreditamos que podemos trocar experiências que beneficiem ambos os envolvidos, principalmente nas áreas da língua portuguesa e inglesa”, destaca a conselheira da Embaixada, Tebatso Baleseng.