Secretaria da Educação exibe filmes sobre a ditadura militar

O Cine Todos pela Escola exibe, nesta terça-feira (25/03), às 12h30, no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo, o último filme ligado à programação do projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, da Secretaria da Educação. A iniciativa, que busca assegurar a memória e o conhecimento histórico sobre a ditadura no Brasil, é voltada para os servidores da Secretaria da Educação, mas está aberta à participação de outros servidores estaduais.

A exibição de filmes temáticos dentro do Cine Todos pela Escola, explica a coordenadora do projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, Tânia Miranda, visa divulgar um período que sempre foi pouco estudado na escola. “Precisamos lembrar a Ditadura Militar, que foi um período muito duro para o nosso País, que vitimou muitos brasileiros e brasileiras”, disse.

Conteúdos – Além do Cine Todos pela Escola, diversas ações compreendem o projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964. Entre elas, estão os conteúdos disponibilizados estão ferramentas para que estudantes, professores da rede estadual e sociedade possam ter acesso a conteúdos relativos a esse momento da história do Brasil. No Portal, estão disponíveis artigos, fotos, vídeos, bibliografia especializada, biblioteca virtual, livros de autores baianos, canções, filmes, documentários e depoimentos de ex-presos políticos, entre outros.


Na sessão Multimídia, dentro do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), o internauta tem disponibilizada uma série de documentos históricos, a exemplo de Rotas das Passeatas, A Guerrilha do Araguaia e Brasil Nunca Mais.  O Portal apresenta, ainda, indicações de filmes relacionados à temática, como Zuzu Angel, Eles não usam black-tie, O ano em que meus pais saíram de férias, Lamarca, Cabra marcado para morrer, entre outros. Há, também, indicação de canções de compositores como Chico Buarque, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Belchior e João do Vale.

Notícias Relacionadas