Secretaria da Educação inicia novas turmas do Pronatec Prisional em Salvador

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta terça-feira (15), no Colégio Estadual David Mendes, em Salvador, as aulas inaugurais dos cursos de Maquiador e Montador e Reparador de Computadores, realizadas no âmbito do Pronatec Prisional. A partir de agora, 49 homens e mulheres do sistema aberto penal e de penas alternativas se reunirão, semanalmente, para aprender uma nova profissão. A carga horária dos cursos é de 200 horas, cada.
 
É o caso de C., 41 anos, que se inscreveu no curso de Montador e Reparador de Computadores e enxerga na iniciativa uma grande oportunidade. “Minha expectativa é que com a qualificação eu possa me inserir no mercado de trabalho. Essa área de informática é muito boa, com a tecnologia avançando, quem tem conhecimento na área tem mais chance de se empregar”.
 
Coordenador do Pronatec Prisional na Bahia, José Antônio Souza Matos reforça sobre a alta empregabilidade dos cursos e o potencial da iniciativa para mudar realidades. “Além de abrirem portas no mercado de trabalho, o curso de maquiagem, por exemplo, contribui para a autoestima das mulheres inscritas”, frisa.
 
Maria Lúcia de Alcântara, coordenadora dos cursos, também fala sobre a relevância dessas turmas. “Ao profissionalizar sujeitos, geramos autonomia e melhoria na qualidade de vida, já que essas pessoas terão subsídios para o próprio sustento. Essa é a importância da iniciativa: transformar vidas que foram esquecidas”.
 
Assim também pensa o professor do curso de Maquiador, Leonardo do Nascimento Monteiro. “Esta é uma porta promissora que se abre. A maquiagem é uma área com bastante demanda e que permite também a autonomia e o empreendedorismo, habilidades que podem ajudar na hora de melhorar de vida, transpor barreiras”. Ele conta, também, que no primeiro momento, os alunos aprenderão mais sobre relações interpessoais, atendimento ao público e ética profissional. A maior parte da carga horária, no entanto, será voltada para a prática, quando os participantes terão a oportunidade de aprender, por exemplo, a escolher o produto adequado a diferentes tipos de pele, bem como dicas preciosas da maquiagem profissional.
 

Notícias Relacionadas