Secretaria da Educação lança Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental de Nove Anos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (03/12), por meio de videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o lançamento do documento Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental de Nove Anos. O material, que será distribuído em todas as unidades escolares da rede estadual, possibilita um diálogo com o professor, visando garantir informações fundamentais para a organização do seu trabalho pedagógico, apresentando as bases teóricas e metodológicas e um conjunto de competências, habilidades, possibilidades e conteúdos referenciais, elaborados pela Secretaria da Educação.

Fotos: Roberta Rodrigues/ Comunicação IAT
Com base em um conteúdo criado por meio da colaboração de gestores e professores da rede estadual, o documento segue as novas diretrizes curriculares nacionais fixadas na Resolução CNE/CEB n.07/ 14/12/2010. “Acho importante destacar que o documento foi produzido com a participação de profissionais da nossa própria rede de ensino, e, este fato, com certeza, agrega um valor muito mais próximo do estudante e da sua realidade”, diz a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação e mediadora da mesa, Amélia Maraux.
 
A coordenadora de Ensino Fundamental, Maria José Lacerda Xavier, também falou sobre o processo de concepção do documento. “Foram três anos realizando diversas reuniões, fóruns e encontros, quando pudemos ir, aos poucos, criando um material de visão ampla e democrática. A partir deste momento, com a implementação destas orientações, um novo processo se inicia”, disse. A coordenadora, contudo, enfatiza: “estamos oferecendo uma base para os professores criarem seus currículos escolares, mas não há obrigatoriedade no uso. São orientações”, disse.

Notícias Relacionadas