Secretaria da Educação participa do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia participa, a partir desta quarta-feira (28/03), do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental com o intuito de compartilhar as ações desenvolvidas nas escolas da rede estadual. O evento, organizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental, segue até sábado no Centro de Convenções da Bahia com o tema Educação Ambiental: Rumo à Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis, destacando a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que acontece em junho no Rio de Janeiro. A iniciativa também vai marcar o lançamento da Política de Educação Ambiental do Estado, que acontece na quinta-feira, às 18h.

Saiba mais sobre o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O público que for ao evento vai ter a chance de conhecer de perto as políticas desenvolvidas na área educacional e os experimentos de estudantes que foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), neste mês, na Universidade de São Paulo (USP). “O estande da Secretaria vai divulgar e evidenciar todas as iniciativas que são realizadas nas nossas unidades, com ações pedagógicas que interferem no currículo, ajudando na formação integral do estudante”, disse Fábio Barbosa, diretor de Currículos Especiais da Secretaria da Educação.

Conheça os projetos baianos que chegaram à final da Febrace

Entre os experimentos que vão fazer parte do espaço temático, está o projeto BM-4 Braço Mecânico, de Daves Mestrinho Filho, representante do Colégio Estadual Jaci Ferreira dos Santos, em Mucuri, que ficou em 1° lugar na Febrace na área de Engenharia, e o projeto Educação Nuclear: Ação Sócio-Educacional de Popularização da Energia Nuclear e suas Aplicações, de Igor dos Santos, do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador, que conquistou a 3ª colocação no prêmio de melhor relatório.

Cobertura – O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental também vai servir de estreia para um grupo de 50 estudantes e professores, que vai fazer a cobertura jornalística do evento. A turma participou de uma oficina de educomunicação oferecida pela Rede de Educação Ambiental da Bahia em parceria com a Secretaria da Educação, em março, no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Salvador. Para concretizar o trabalho, a equipe utilizará ferramentas de comunicação participativa e interdisciplinar que já movimentam o dia a dia das escolas, como rádio, fanzines, blogs, vídeos e fotografia.

Fique por dentro da Programação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Além disso, um grupo de 220 professores da rede estadual de educação, que realizou cadastro prévio no site do Instituto Anísio Teixeira (IAT), recebeu isenção na inscrição para o fórum e vai participar integralmente do evento, servindo como multiplicadores dos debates e ideias levantadas. “O fórum conta com a participação de pesquisadores de diversas localidades, inclusive de fora do País. É uma oportunidade importante participar deste momento”, disse Fábio Barbosa.

O evento vai contar, também, com obras de estudantes elaboradas no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) com temática integradas à preservação ambiental. O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental conta com apoio das Secretarias da Educação, Desenvolvimento Urbano, Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Turismo e Meio Ambiente, além da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA).