Secretaria da Educação promove construção colaborativa do programa de formação continuada

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares da rede estadual participaram, nesta terça-feira (2), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, da construção colaborativa do programa de formação continuada dos profissionais da Educação. A atividade, que contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, é a primeira de 11 já agendadas durante o mês de abril e inicia a etapa de mobilização e sensibilização, abrangendo os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação tem como objetivo melhorar a qualidade do aprendizado dos estudantes e elevar os indicadores educacionais do Estado.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do IAT, que faz parte da estrutura organizacional da SEC. O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a formação. "Temos a clareza de que não se faz educação sem um forte processo de formação de professores, de gestores e dos coordenadores pedagógicos. Esta é a primeira fase de um processo contínuo de quatro anos de formação intensiva. Queremos que este processo de capacitação anime os nossos profissionais para que o processo de aprendizagem na Bahia se dinamize. Este é um momento com a nossa rede estadual, mas não abrimos mão de fazer um processo de formação com a rede municipal, a partir de um forte regime de colaboração”. Ainda no IAT, o secretário da Educação participou da abertura da II Mesa Técnica de Orientação do Edital da Década Afrodescendente, realizada pela Secretaria da Promoção de Igualdade Racial (SEPROMI).

Com 38 anos de sala de aula, a professora de Geografia Teresa Souto, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, no bairro de Cajazeira, falou de sua paixão ao ofício e da importância da capacitação continuada para todos os profissionais da Educação. “Atuei até junho do ano passado em sala de aula e, atualmente, estou como vice-diretora. Para mim, é uma honra, um orgulho ter contribuído para o processo de ensino e aprendizagem de tantos estudantes. Estar aqui, hoje, participando desta formação significa um renovar da esperança, porque um curso traz um novo olhar para a nossa profissão, destacando que ninguém nunca está pronto, nosso processo de aprendizagem é contínuo e é isto que nos faz vivos”.

A formação continuada dos profissionais da Educação, especialmente dos que atuam diretamente na escola, foi reforçada pela diretora-geral do IAT, Cybele Amado. “Esta iniciativa é fundamental para o fortalecimento da ação pedagógica e do processo de ensino e aprendizagem e da melhoria dos indicadores educacionais. Trata-se de uma proposta de construção coletiva, que envolve as equipes técnicas da Secretaria da Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação; os gestores escolares; e os coordenadores pedagógicos”, pontuou a gestora.

Programação
O encontro no IAT acontece também na quarta (3) e na sexta-feira (5). As próximas reuniões serão realizadas nos dias 8 e 9 de abril, em Feira de Santana, e no dia 12, em Itabuna. A expectativa dos dirigentes é que, até o final de maio, todas as reuniões em regiões que abarcam os 27 NTEs tenham sido realizadas.