Secretaria da Educação representa a Bahia em congresso nacional de informática

A Secretaria da Educação do Estado está representando a Bahia no VII Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), que acontece até esta quarta-feira (1º), em Fortaleza, com o tema Educação e Empreendedorismo. No evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, a Secretaria está apresentando a aplicação do programa Inovação Educação Conectada, criado pelo Ministério da Educação (MEC) e executado em parceria com os estados, com o objetivo de fomentar o uso pedagógico de recursos educacionais digitais nas escolas, bem como formar professores, equipe gestora e articuladores para trabalharem com tecnologias digitais na Educação Básica.

O articulador estadual do Programa Inovação Educação Conectada, Renê Pimentel, fala sobre a importância da participação no congresso nacional de informática. “A nossa presença no evento é uma oportunidade de conhecer as experiências de outros Estados e mostrarmos a nossa a partir deste programa que tem como uma das metas universalizar o acesso das escolas à conexão de alta velocidade até 2024. Está sendo uma troca de aprendizagem conjunta e colaborativa entre os participantes interessados em discutir, compartilhar e divulgar suas atividades e experiências no âmbito das tecnologias na Educação”.

A professora do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) Salvador, Edvânia Barros, levou ao congresso a sua experiência como representante da Bahia do Centro Nacional de Mídias Educação (CNME), do qual participam 150 escolas de 17 Estados, com o objetivo de apoiar o trabalho docente na implementação dos currículos estaduais e municipais e projetos pedagógicos nas escolas. “Como professora ministrante do CNME de 12 escolas da Bahia, estou compartilhando a nossa experiência que tem como foco dois eixos formativos – mundo do trabalho e tecnologia para alunos –, voltados para alunos do Ensino Médio”.