Secretaria da Educação se reúne com secretários municipais que aderiram ao Pacto com Municípios

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, se reúne nesta quinta (28/02) e sexta (1º/03), às 13h30, com secretários municipais das 329 cidades que aderiram ao Pacto com Municípios pela Alfabetização – um dos compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para garantir aos estudantes o direito de aprender. O encontro, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), tem como objetivo apresentar o programa, reafirmando os compromissos e alinhando as ações planejadas para 2013.

A apresentação do Pacto com Municípios será feita pelo secretário Osvaldo Barreto. Em seguida, os coordenadores de cada eixo do Pacto com Municípios - formação, gestão e avaliação - farão um balanço do programa e apresentarão a dinâmica do processo de formação e de acompanhamento dos orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores.

Os coordenadores apresentarão, ainda, os instrumentos de avaliação utilizados no programa para avaliar o nível de alfabetização dos estudantes do 2º ano de escolarização. Além disso, irão orientar os secretários municipais para o processo de operacionalização das ações do Pacto no âmbito dos municípios.

O programa – O Pacto com Municípios, lançado em 2010, é uma parceria do Governo do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo desse programa é promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola.

Em 2012, foram atendidos 288.365 mil estudantes (do 1º e 2º do ensino fundamental) em 11.770 escolas públicas de 329 municípios baianos. Para 2013, a meta é atender a 143.011 estudantes somente no primeiro ano de alfabetização. No intuito de efetivar uma proposta diferenciada de alfabetização, cujo propósito é alfabetizar letrando, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia já distribuiu livros e materiais didáticos aos estudantes e professores alfabetizadores dos municípios que já aderiram ao Pacto.

A Secretaria da Educação também oferece a formação dos profissionais e garante o monitoramento do programa. Em contrapartida, os municípios disponibilizam coordenadores e formadores municipais, asseguram o deslocamento da equipe para participar da formação e a logística para a formação no município.