Secretaria destaca ações da Educação do Campo no 33º Encontro Estadual do MST Bahia

Em função da pandemia do novo Coronavírus, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está promovendo virtualmente o 33º Encontro Estadual do MST- Bahia, iniciado nesta sexta-feira (26) e que segue até domingo (28). O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou da atividade, que também contou com a secretária estadual de Promoção da Igualdade, Fabya Reis.

Ao saudar a todos, o secretário destacou o papel do MST na educação. “O MST tem se mostrado com uma educação forte, tanto com a educação formal como a educação de caráter. Temos mantido uma agenda constante com o MST e desenvolvido várias ações que abordam questões como a infraestrutura das escolas e o pedagógico, com o objetivo de fortalecer cada vez mais a Educação do Campo”, afirmou.

A rede estadual de ensino conta com 134 escolas do campo, 41 espaços escolares quilombolas e 528 anexos, além de ter parceria com 32 Escolas Famílias Agrícolas e 70 mil estudantes nesses espaços. Em 2020, o governo do Estado entregou o Colégio Estadual do Campo Anderson França, no Assentamento Jaci Rocha, em Prado. Com investimento de 3,7 milhões, a unidade escolar tem uma ampla e moderna infraestrutura para atender aos estudantes em parceria com a prefeitura municipal. Em Campo Formoso, foi entregue o Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, que recebeu investimento de R$ 3,5 milhões.

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a SEC está viabilizando dezenas de projetos e recursos pedagógicos direcionados para a Educação do Campo, a Quilombola, a Indígena e a de Jovens e Adultos (EJA). Para a Educação do Campo e a Educação Quilombola, no segundo semestre de 2020, por exemplo, foram disponibilizados, por meio do Fundo de Assistência Educacional (FAED), mais de R$ 390 mil para o desenvolvimento de projetos em escolas de assentamento e em espaços escolares quilombolas. O objetivo foi proporcionar melhorias pedagógicas nas escolas e reforçar a prática da autogestão.

Neste ano, já focado no ensino remoto a partir do dia 15 de março, a SEC realizará uma live voltada para a Educação do Campo, a Quilombola e a Indígena, a partir das 11h, no Canal do Youtube da Educação Bahia, na próxima terça-feira (2). Uma das novidades a serem apresentadas são os Cadernos de Apoio à Aprendizagem, em formato digital e impresso, que serão disponibilizados para que os estudantes estudem em casa e atenderão às especificidades que a Educação do Campo, a Indígena e a Quilombola requerem.