Secretaria entregará segunda-feira o documento referência para o Currículo Bahia

imagem de duas estudantes da Rede Estadual sentadas assistindo aula pelo Chromebook
A Secretaria da Educação do Estado entregará, na segunda-feira (10), ao Conselho Estadual de Educação, um currículo de referência para o Estado da Bahia nas etapas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A entrega do documento acontecerá, às 10h, durante a 19ª Reunião dos Conselhos de Educação da Bahia, que prossegue até terça (11), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no bairro do Cabula, em Salvador.

O currículo terá a proposição de novas competências e habilidades associadas às expectativas e demandas da infância, adolescência e juventude do século XXI. O processo de elaboração do documento de referência começou com o apoio de consultores e redatores. Além disso, foi constituído um comitê de governança com várias instituições, como o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), que funcionou durante todo o ano. A Secretaria da Educação do Estado também realizou consulta pública para colher sugestões dos diferentes segmentos e recebeu mais de 200 mil contribuições.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Ney Campello, explica que a implementação será progressiva para todas as redes de ensino. Ele destaca a importância desta construção e do regime de colaboração entre Estado e municípios. “Esta construção coletiva comprova que o Estado permanece tão atento e responsável com o Ensino Fundamental que entregará este valioso documento para ser implementado nas escolas e isso mostra que o Estado continua corresponsável por esta etapa de ensino”, completa Ney Campello.

Reunião do Conselho de Educação – Com o tema “BNCC e sistemas: atribuições dos Conselhos de Educação', a Reunião dos Conselhos de Educação da Bahia deverá reunir cerca de 400 integrantes dos Conselhos Estadual e Municipais de Educação da Bahia para alinhar as ações e debater sobre o processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando as responsabilidades no que tange às orientações das novas diretrizes curriculares, especificamente, as atribuições normativas.