Secretaria inicia atividades do Gestar e do Ciência na Escola

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (24/03), as atividades dos projetos Gestar na Escola e Ciência na Escola para o ano letivo de 2014. O evento, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, foi transmitido para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação, em todo o Estado. Articulados à proposta pedagógica das escolas da rede estadual de ensino, os projetos fomentam o protagonismo do estudante, por meio de experiências de aprendizagem.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, parabenizou os professores pelo sucesso dos projetos. “O Gestar e o Ciência na Escola são experiências pedagógicas que se fortalecem e dão certo porque são coordenadas por professores da nossa rede. Docentes que trabalham em conjunto com a Secretaria para a construção de uma escola pública de qualidade, que garanta ao estudante o direito de aprender”, disse.

Fotos:Roberta Rodrigues/IAT

Para a coordenadora Daday Sales, “o maior objetivo do Gestar é contribuir para o projeto de vida dos estudantes”, enfatizou. Utilizando material didático complementar, o projeto, assim como o Ciência na Escola, estimula experiências que vão além do conhecimento teórico. “O livro traz muitas atividades interessantes e dinâmicas, que despertam o interesse de aprender. Hoje, eu tenho mais curiosidade, quero aprender sobre as coisas que eu ainda não sei”, contou o estudante da 8ª série do Colégio Estadual São Daniel Comboni, no bairro Sussuarana, Mayke Silva Santos, 14 anos.

Além de estudantes, professores e gestores, o evento contou, ainda, com a participação do ex-governador do Estado da Bahia, Roberto Santos, que é presidente da Academia de Ciências da Bahia e patrono do Programa Ciência na Escola. “Na Academia, nos aproximamos do Ciência na Escola e estabelecemos uma conexão com os nossos trabalhos, que são feitos por pesquisadores, porque compreendemos que o aprendizado científico começa na escola básica”, declarou Roberto Santos.

Ao final do evento, o secretário Osvaldo Barreto e o ex-governador Roberto Santos visitaram a exposição de projetos e obras produzidas por estudantes nos contextos escolares e a unidade Móvel Educativa da Coelba, parceira do Programa Ciência na Escola.

Educação Científica – Durante as atividades do Ciência na Escola, em 2013, quando cursava o 2º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Wilson Lins, no município de Valente, Gustavo Santos Araújo, 16 anos, desenvolveu, juntamente com o seu professor, um bloco estrutural a partir da fibra residual de sisal. A experiência serviu para dar uma destinação à fibra, que era descartada, criando um problema para a cidade, e, também, gerou um produto mais barato e resistente que os blocos tradicionais. "Poder realizar projetos é uma coisa que me faz bem. Você sempre aprende mais quando você consegue transformar o conhecimento teórico em prática”, afirmou o estudante.