Secretaria lança rede social para troca de conhecimentos e experiências entre os professores

A rede estadual de Educação já conta com uma importante ferramenta que possibilita interatividade e mais conhecimento. O Espaço Aberto – A Rede Social da Educação foi lançado nesta terça-feira (16/07), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, durante o Seminário de Educação e Tecnologia: mobilidade e mídias digitais na escola. Na abertura do evento, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou a importância do ambiente virtual como ferramenta de viabilização de conteúdos e de compartilhamento de conhecimentos e práticas pedagógicas, bem como de integração entre professores e estudantes da rede pública estadual.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

“Nosso objetivo é fazer com que esse ambiente virtual, que chegará às escolas, aos gestores, aos professores e aos estudantes esteja atrelado a conteúdos de qualidade. Essa tecnologia permite ao professor, por exemplo, acesso a conteúdos digitais livres, como livros, vídeos, jogos e animações. Será um importante instrumento de trabalho”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando que a criação da Rede Social da Educação está integrada ao Portal da Educação, que, atualmente, recebe 20 mil visitantes/dia.

O coordenador da Rede Anísio Teixeira e responsável pela Rede Social da Educação, Yuri Wanderley, apontou que um diferencial da iniciativa, em relação a outras redes, é o fato de estar integrada à midiateca de conteúdos da Educação e de outras instituições públicas parceiras. “Trata-se de uma ferramenta inovadora porque é um espaço que permite que os professores compartilhem e construam conteúdos de forma coletiva. Vamos trabalhar em favor da educação pública, criando possibilidades para a construção de conteúdos de qualidade, por meio da tecnologia”, pontuou.

No primeiro momento, explicou, Yuri Wanderley, o ambiente virtual será aberto somente aos professores, que já podem criar um cadastro e obter seu perfil pessoal a partir do endereço ambiente.educacao.ba.gov.br. “Durante as formações e fases de testes, o serviço foi utilizado por mais de 600 docentes. Isso mostra que os professores estão atentos à essa importante ferramenta de trabalho”, disse.

Desafios aos professores – Presente ao evento, a analista pedagógica da TV Escola do Ministério da Educação (MEC), Luciana Prata, destacou os novos desafios que estão impostos aos professores. “Somos imigrantes e, os mais jovens, são nativos nesse mundo tecnológico. Então, temos o desafio de dialogar com os estudantes, que já estão naturalmente informatizados, e não nos sentirmos intimidados. A tecnologia não tem volta, e esse Seminário traz essa riqueza de ideias, preposições, questionamentos e soluções”, analisou.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O professor de química do IAT e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Rodnei Almeida Souza, é, também, um entusiasta da Rede Social da Educação: “Considero que essa mídia esteja na mesma dimensão das redes sociais que já conhecemos, com o diferencial que está voltada para a Educação. Mas as possibilidades são as mesmas: compartilhamento de conteúdos digitais nacionais e internacionais, bem como a produção colaborativa entre os professores”.

Ambiente pedagógico – O Espaço Aberto - Rede Social da Educação oferece recursos interativos para os usuários, como fóruns, blogs, chat, comunidades, álbuns de fotos e feed de notícias, além do acesso aos conteúdos digitais livres do ambiente educacional web. O ambiente pedagógico digital foi desenvolvido com o objetivo de integrar professores e estudantes da rede pública estadual.

“Um ambiente como este, com fins educativos, com o objetivo de potencializar a interação e o compartilhamento de conhecimentos e práticas pedagógicas, vai promover um encontro entre professores de diversos pontos do nosso Estado, que poderão construir e trocar conhecimentos curriculares e transversais”, destacou o coordenador Yuri Wanderley.

Além da comunicação e interação entre os docentes e acesso a conteúdos digitais livres das diversas áreas do conhecimento (vídeos, jogos, animações, simulações, experimentos e sequências didáticas, entre outros), a Rede Social da Educação dará acesso a programas livres voltados para a colaboração e produção de mídias e tecnologias educacionais e publicação dos docentes.