Secretaria promove encontro preparatório para a Jornada Pedagógica 2014

Representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) se reuniram durante toda esta quarta-feira (22/01), em Salvador, para conhecer, discutir e apropriar-se das orientações para a organização da Jornada Pedagógica 2014, que irá acontecer nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de março, em todas as unidades escolares, conforme calendário oficial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O encontro preparatório prossegue até essa quinta-feira (23/01), quando os participantes irão elaborar o plano de organização, realização, acompanhamento e avaliação da Jornada de cada Direc.

A Jornada Pedagógica 2014 terá como foco o planejamento coletivo da escola para o fortalecimento das aprendizagens. A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, destacou que, nos últimos anos, a Secretaria da Educação vem construindo esse processo de articulação do planejamento pedagógico e sua efetividade. “Temos fortalecido a discussão da agenda das Atividades Complementares (AC) como uma intervenção pedagógica fundamental para a organização da vida da escola”, acrescenta.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação

A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria, Eni Bastos, ressaltou a importância da consolidação dos programas da Secretaria da Educação que deram resultados positivos para a conquista de uma educação cada vez melhor na Bahia. “Estamos trabalhando para consolidar o Sistema de Gestão Escolar (SGE) para que ele seja, cada vez mais, um instrumento do cotidiano das escolas da rede. O SGE é uma ferramenta gerencial para a rede pública estadual de ensino da Bahia, criada em ambiente Web, que facilita a administração escolar”, complementa.

A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz,  destacou que essa preparação vai garantir o sucesso da Jornada, que está voltada para o alinhamento do fortalecimento do planejamento pedagógico e, consequentemente, para a qualidade da educação. “A formação do nosso jovem passa pelas mesmas questões que estão sendo pautadas e tem como foco a sua preparação para a vida e para o mundo do trabalho de forma digna”, acredita.

Preparação – Para subsidiar a preparação dos diretores e coordenadores da educação básica das Direc, gestores escolares, articuladores de área e professores, para a realização da Jornada Pedagógica nas escolas, a Secretaria da Educação vai disponibilizar um conjunto de materiais pedagógicos. Cada unidade escolar deverá apropriar-se desses recursos – vídeo institucional, textos de referência, indicadores educacionais e instrumentos pedagógicos –, disponíveis clicando aqui.

 

“É um momento importante para traçarmos nossos objetivos e solidificar, dentro da rede, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), com o qual fazemos o acompanhamento e o monitoramento das escolas” - Helder Barbosa



Para o diretor da Direc 28 (Senhor do Bonfim), Helder Luiz Barbosa, o encontro preparatório é uma oportunidade de se compreender o processo da Jornada Pedagógica. “É um momento importante para traçarmos nossos objetivos e solidificar, dentro da rede, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), com o qual fazemos o acompanhamento e o monitoramento das escolas”, opinou o gestor.

Representando a Direc 11 (Ribeira do Pombal), Simone Figueiredo destacou que o encontro é importante para o fortalecimento do planejamento do ano letivo. “Viemos cheios de esperança e de planos e, esse evento  contribui para que as orientações para a Jornada Pedagógica sejam efetivadas na ponta”.

Jornada Pedagógica – Evento integrante do calendário da Secretaria da Educação, a Jornada Pedagógica constitui-se como um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, a fim de consolidar o planejamento das atividades para o ano letivo. A partir da análise e apropriação dos dados diagnósticos da unidade escolar, a Jornada busca estabelecer metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

Com o tema O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens, a Jornada Pedagógica, este ano, terá como foco a construção de um currículo articulado que potencialize as aprendizagens. Além de planejar o ano letivo de 2014, a atividade propõe a discussão da concepção e fundamentos do planejamento coletivo na escola; a elaboração do planejamento; estruturar e fortalecer a organização do trabalho coletivo na unidade escolar e reforçar as aprendizagens de leitura, escrita e nas áreas de matemática, ciências da natureza e ciências humanas em todos os componentes curriculares.

Notícias Relacionadas