Secretaria promove Seminários Territoriais sobre o Currículo Bahia em Barreiras e Senhor do Bonfim

Foto: divulgação
 construção do Currículo Bahia, uma referência para os diversos currículos que as escolas estaduais poderão desenvolver a partir dos aspectos e características dos Territórios de Identidade onde estão inseridas, está sendo reforçada pela Secretaria da Educação do Estado com a realização de um novo ciclo de Seminários Territoriais. Com a atividade, gestores escolares, professores e coordenadores pedagógicos dialogam sobre a primeira versão do currículo referencial para o Estado da Bahia visando potencializar a realização da consulta pública, que está aberta para contribuições até o dia 13 de novembro pelo Portal da Educação.

Nesta sexta-feira (26), os seminários territoriais aconteceram nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Barreiras (NTE 11) e Senhor do Bonfim (NTE 25). Reunidos em Barreiras, os educadores ligados ao NTE 11 se debruçaram em questões que consideram essenciais para o território, como Educação do Campo e Educação Ambiental. Um dos capacitadores da equipe de redatores do Currículo Bahia, Marco Botelho falou sobre a iniciativa. “Estamos conseguindo contemplar todas as instâncias educacionais, como universidades estaduais e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em torno da discussão sobre a primeira versão do Currículo Referencial para o Estado da Bahia, para que todos possam contribuir”.

Tanto a consulta pública online quanto as discussões giram em torno do novo currículo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental das redes públicas e privada. O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, falou sobre o alcance desta construção coletiva. “Queremos uma ampla participação em toda Bahia, e não apenas de pequenas emendas, mas algo concreto e de qualidade. A intenção é que apontem novas sugestões e analisem novos caminhos para a versão preliminar que está disponível. Estamos realizando estes seminários durante todo o ano e agora estamos com este novo ciclo como parte desta mobilização”, destacou.

Os Seminários Territoriais estão acontecendo nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, de forma integrada entre as redes estadual, municipais e privadas, com a participação de redatores do currículo, técnicos da Secretaria Estadual de Educação, equipe da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), e dos Conselhos Municipais de Educação e da rede privada.