Secretaria vai implantar novos Centros Noturnos de Educação

Durante o Seminário de Implantação dos Centros Noturnos de Educação da Bahia (Ceneb), realizado pela Secretaria da Educação do Estado, nesta quarta-feira (11/12), em Salvador, o secretário Osvaldo Barreto dialogou com diretores e coordenadores de Diretorias Regionais de Educação (Direc), além de professores de escolas estaduais, sobre a necessidade de ressignificar o ensino noturno nos colégios estaduais. O objetivo é oportunizar aos estudantes deste turno a continuidade dos estudos em uma nova concepção de escola, cuja organização pedagógica e metodológica motivem alunos e professores a estarem em sala de aula. Hoje, a Bahia já conta com três experiências exitosas de implantação de Centro Noturno: Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

“Nosso objetivo, ao propor a implantação dos Centros Noturnos de Educação na rede estadual, é facilitar a dinâmica da vida escolar, com toda sua complexidade, organização e cultura diferenciadas. A ideia é transformamos o espaço escolar em centros de socialização para que alunos e professores se sintam motivados a frequentar e participar das aulas. Estamos aqui para discutir e refletir sobre a proposta de disseminação dos Centro Noturnos na rede de ensino como um projeto que atenda à demanda desse público que procura a escola à noite”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Presente ao seminário, o diretor da Direc de Senhor do Bonfim, o professor Helder Amorim socializou a experiência no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, onde foi implantado um Centro Noturno de Educação. “Tem sido um diferencial na educação do nosso município. Não foi uma tarefa fácil. Em novembro de 2012, começamos a discutir a implantação do Centro como uma forma de atrair os estudantes desse turno para a sala de aula, que recebia dois, sete e até nenhum estudante. Desde que começamos o trabalho, temos tido uma média de 30 alunos em sala”, destacou o gestor.

A coordenadora de Educação para Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria da Educação, Rita de Cássia Oliveira, falou sobre os desafios do ensino noturno. “É complexo e impõe muitos desafios. Temos que pensar em várias questões, como currículo, formação de professores, equipe pedagógica e estudantes que já estão em seu terceiro turno de atividade diária. Portanto, a partir de um olhar sensível, os Centros Noturnos atuam de uma forma diferenciada, a partir de um trabalho articulado, visando à potencialização do ensino noturno”, avaliou.

Experiência exitosa – O diretor do Centro Noturno de Educação Senhor do Bonfim, José Anselmo Simões, ressalta o poder de persuasão que o projeto exerce nos estudantes. “É uma experiência que está dando certo porque consegue despertar o interesse dos estudantes pelas aulas, que não têm o formato tradicional. Eles aprendem o que tem a ver com o dia a dia deles e que aplicam na vida lá fora. As aulas de química e matemática têm sido surpreendentes”.

Em Salvador, a partir de 2014, o Colégio Estadual Teixeira de Freitas, na Mouraria, irá abrigar o primeiro Centro Noturno de Educação, recebendo estudantes do noturno dos colégios Central, Severino Vieira, Senhor do Bonfim e Úrsula Catharino.