Secretarias Estaduais da Educação e da Cultura discutem implantação do projeto Museu Escola

Palavras-chave:
Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (8), uma reunião com a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT), para discutir a implantação do projeto ‘Museu Escola’, que visa o resgate da memória e a valorização do patrimônio escolar. O encontro contou com a participação dos secretários da Educação, Jerônimo Rodrigues,  e de Cultura,  Arany Santana, respectivamente, além de técnicos e gestores escolares das unidades que farão parte do projeto. 
 
A ideia é que seja formado um grupo de trabalho com profissionais da área, além de técnicos, educadores e gestores escolares para a implantação do projeto. Os colégios estaduais envolvidos são: Ypiranga, Estadual da Bahia (Central), Severino Vieira, Azevedo Fernandes, Escola Parque, Odorico Tavares e o Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves. 
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do projeto. “Existe uma demanda nossa de garantir que as escolas históricas sejam preservadas, a exemplo do Colégio Estadual Ypiranga, que foi residência de Castro Alves, sendo mais um motivo para que os estudantes percebam que tudo o que está acontecendo hoje no presente e o que vai acontecer com eles no futuro, tem um contexto e uma linha do tempo. E ligar o tema museu com a escola diz respeito ao projeto pedagógico das escolas, para que o Currículo Bahia possa dialogar com essas experiências”, salientou. 
 
A secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, ressaltou a parceria com a Educação. “É muita alegria e um prazer enorme poder contribuir com esta ação que a Secretaria da Cultura e da Educação estão  articulando,  com este olhar diferenciado no que tange as escolas que têm uma tradição nessa cidade. São escolas públicas, que possuem história e memória e que contribuíram para a formação de muitas personalidades de Salvador”, afirmou. 
 
A diretora do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves, Maribel Silva, afirmou que “o projeto é importante, pois cada escola tem um legado histórico para agregar e, isso, vai potencializar não só internamente, como, também, na comunidade do entorno, que vai poder vivenciar as experiências que as escolas vão trazer”, comentou a gestora.

Notícias Relacionadas