Secretário da Educação empossa novo diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/ Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, empossou nesta terça-feira (05/05) o novo diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), professor Nildon Carlos Santos Pitombo. Com graduação e licenciatura em física, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nildon Pitombo está na Secretaria da Educação desde 2009, quando atuou como superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior e, também, assessor de currículos especiais. Nildon Pitombo é presidente do Fórum Estadual de Educação e integra o Fórum Nacional de Educação (FNE).

Durante a solenidade de posse, o secretário Osvaldo Barreto destacou o papel do IAT no fortalecimento da educação no Estado. “Nós acreditamos no projeto que é conduzido por este instituto, que tem uma história marcada pela formação de educadores e que, mais recentemente, mudou sua atuação para se aproximar, ainda mais, das escolas, dos estudantes e na produção de conhecimento e conteúdo”, afirmou o secretário, que também destacou a atuação do novo diretor. “É preciso consolidar essa aproximação com as escolas e, com o Pacto pela Educação, lançado pelo governador, vamos trabalhar juntos com as redes municipais, além de nos aproximarmos, ainda mais, das universidades estaduais. E o IAT tem um papel fundamental neste processo”, completou.

O novo diretor-geral afirmou que uma das frentes de trabalho será fazer com que todos os projetos realizados pelo Instituto Anísio Teixeira dialoguem diretamente com as escolas da rede estadual. “Nosso foco será fortalecer o ensino e a aprendizagem dos estudantes por meio dos nossos projetos que também devem estar mais integrados. Todas as ações do professor, da escola e dos sistemas de educação, devem ser dirigidas para garantir aos estudantes o direito de aprender”, garantiu Nildon Pitombo.

Instituto Anísio Teixeira - O Instituto Anísio Teixeira - IAT, órgão em regime especial de administração direta da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, com base no Regimento da Lei nº 8.970/94, tem por finalidade planejar e coordenar estudos e projetos referentes a ensino, pesquisa, experimentações educacionais e qualificação de recursos humanos na área de educação. O Instituto abriga os projetos Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), Ciência na Escola, Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais (Rede Anísio Teixeira) e a Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba).