Secretário fala sobre alimentação escolar ao ministro da Educação do Mali

Com a intenção de saber mais detalhes sobre a alimentação escolar e outros projetos desenvolvidos nas escolas da rede estadual da Bahia, o ministro da Educação do Mali, Pr. Salikou Sanogo, acompanhado de uma delegação com mais sete integrantes do país africano, se encontrou nesta segunda-feira (12/12) com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, no edifício sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia.

A comissão está desde o dia 7 de dezembro visitando escolas rurais e urbanas nos municípios de Jequié, Jaguaquara, Santa Inês, Cravolândia e Salvador para conhecer experiências de alimentação escolar e de segurança alimentar e nutricional no Estado. A iniciativa é do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação.

Entres os destaques da política de alimentação escolar do Estado, está o cumprimento da lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, pelo menos, 30% dos recursos destinados à alimentação escolar sejam aplicados na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

“Gostaria de agradecer pela receptividade que tivemos aqui na Bahia. Colhemos importantes informações sobre alimentação escolar. O governo de Mali entende hoje que é essencial uma alimentação adequada para garantir uma educação de qualidade para todos. Estamos, inicialmente, implantando este projeto em 166 municípios mais vulneráveis. Vocês já estão a um passo muito mais à frente. Aqui todos os estudantes têm acesso à alimentação escolar. Queremos aprender com essa experiência”, disse Pr. Salikou Sanogo.

O secretário Osvaldo Barreto falou sobre a importância da troca de experiências com o país africano. “As visitas são importantes porque aproximam o Governo da Bahia com o Governo do Mali. Esta aproximação com as nações africanas, inclusive, é um desejo do governador Jaques Wagner. Colocamos a nossa equipe à disposição para ajudar em tudo que seja necessário”.

Após a reunião, a delegação seguiu para a escola Jesus Cristo, no bairro do Pau da Lima, em Salvador, para uma visita à unidade que conta com mais de 1.130 estudantes. “Ficamos muito contentes com esta visita porque é um reconhecimento ao nosso trabalho, além de ser uma troca importante de informações e conhecimentos. Aqui, na escola, nós já utilizávamos alimentação proveniente da agricultura familiar mesmo antes da lei”, disse a diretora Rosângela Santos.

Na tarde desta segunda-feira (12/12), a delegação encerra a visita com passagem pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) para conhecer o Conselho de Alimentação Escolar do Estado da Bahia (CAE).

A primeira visita da delegação, que esteve acompanhada por membros da Secretaria da Educação, aconteceu na quarta-feira (7/12), em Jequié. Na quinta-feira (8/12), passaram pelo Colégio Rural Taylor Egídio (Jaguaquara), Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (Santa Inês) e Colégio Estadual Otto Alencar (Cravolândia). Dia 9, voltaram para Jequié com visitas ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Colégio Fernando Barreto.

Pnae - O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos estudantes da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. É considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado.