Secretário Osvaldo Barreto apresenta balanço da Educação na rede estadual na IV Reunião do Consed

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou, nesta quinta-feira (21/11), um balanço da educação na rede estadual de ensino durante a abertura da IV Reunião Ordinária do Fórum do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed). A atividade, que segue até sexta-feira (22/11), reúne secretários de estado da educação de todo o País, na Praia do Forte, no município de Mata de São João.

Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto apresentou os principais projetos da Secretaria, como o Pacto com os Municípios pela Alfabetização, que, em parceria com 370 municípios, garante a alfabetização, com letramento, de 143 mil crianças, o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), que oferta o ensino médio a mais de 15.800 estudantes de áreas remotas e rurais do Estado, e o Todos pela Alfabetização (Topa), que já alfabetizou mais de 1,1 milhão de baianos.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
De acordo com o secretário, todos os projetos devem ser focados na escola. "Pouco se conhecia sobre a realidade das escolas. Pouco se fazia por elas. Para corrigir, temos o Programa Todos pela Escola, que reúne ações e compromissos para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender".

Reforma curricular – Como pauta principal da IV Reunião do Consed, está a reforma curricular do ensino médio. A presidente do Conselho e secretária do Estado do Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca da Costa, disse que o Consed está aberto ao diálogo para a execução efetiva da reformulação do currículo do Ensino Médio. "Temos discutido o currículo do Ensino Médio e o debate tem sido intenso para reestruturá-lo", afirmou.

Romeu Caputo, secretário Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, expôs que o MEC está elaborando uma série de ações que visam reformular o Ensino Médio em todo o País. "Estas ações envolvem a formação de professores, a reforma curricular e, também, a avaliação. O Ministério vem sempre dialogando com o Consed e universidades para implementar melhorias no Ensino Médio".