Secretário Osvaldo Barreto coordena reunião do Consed no Piauí para alinhar ações pela alfabetização na idade certa

Fotos: Raoni Barbosa - Ascom/Secretaria da Educação do Estado do Piauí

O secretário da Educação do Estado da Bahia e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para o Nordeste, Osvaldo Barreto, coordena reunião da entidade, nesta sexta-feira (22/1), em Teresinha-PI. O encontro, que reúne os secretários de Educação do Nordeste e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de alinhar as políticas específicas de educação para a região e, em especial, a alfabetização das crianças, por meio das ações do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

A reunião é um desdobramento do primeiro encontro realizado na Bahia, no último mês de outubro, entre o governador Rui Costa e secretários da Educação do Nordeste com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Este encontro resultou no lançamento, em dezembro, do novo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), específico para Norte e Nordeste.

“O MEC reconhece as experiências do Ceará e da Bahia na alfabetização das crianças na idade certa, com produção de material didático referenciado na realidade nordestina”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto. Ele destacou que o programa baiano Educar para Transformar, em parceria com os municípios, beneficiou, em 2015, mais de 300 mil crianças em 303 municípios.

O secretário Osvaldo Barreto anunciou que o MEC vai disponibilizar recursos para a Bahia reproduzir os livros de Português e Matemática do programa Educar para Transformar. “Todo este material será destinado às prefeituras baianas parcerias do programa para a alfabetização das nossas crianças na idade certa”, diz

O Governo do Estado também vai destinar, para o ano letivo de 2016, mais de 798 mil livros de literatura infantil, de autores baianos, para as escolas públicas estaduais e municipais. Os livros de literatura infantil são referenciados na realidade da Bahia e irão compor os Cantinhos de Leitura de 21 mil salas de aula de alfabetização.