Secretário Osvaldo Barreto fala sobre os avanços da educação na Bahia na Assembleia Legislativa

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou, nesta terça-feira (14/05), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, os projetos estratégicos para a educação e seus desafios. À convite do deputado estadual Álvaro Gomes, presidente da comissão, o secretário focou sua exposição nos avanços dos projetos estruturantes da educação, dentro do programa Todos pela Escola, destacando a ampliação da Educação Integral e da Educação Profissional na Bahia.

Na exposição, que contou com a presença de deputados e representantes de entidades e instituições educacionais, o secretário Osvaldo Barreto ressaltou a diversificação e interiorização da Educação Profissional, que expandiu as ofertas, inclusive nas áreas rurais. “O número de vagas pulou de 4.016 matriculados, em 2006, para 64.087, em 2013. Além disso, estamos investindo para a melhoria da qualidade pedagógica com a construção e equipagem de laboratórios para aulas práticas e formação de professores, por meio de cursos como especialização e mestrado”.

A Secretaria da Educação, completou o secretário Osvaldo Barreto, ampliou as oportunidades de qualificação profissional e educação integral por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. “Este ano, serão ofertadas 36 mil vagas, ou seja, quatro vezes mais em relação a 2012, destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ressaltou. O secretário destacou, também, o aumento do número de cursos de formação profissional ofertados, que  passou de 104 para 180. “Visando, ainda, à interiorização, cada vez mais, da Educação Profissional, o número de municípios beneficiados com o Pronatec subiu de 124 para 133 em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia”.

Todos pela Escola – Garantir a todos os estudantes da escola pública o direito de aprender é o grande desafio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Programa Todos pela Escola, que conta com o compromisso do Governo da Bahia, a adesão das prefeituras, a colaboração dos gestores, educadores e a parceria das famílias. Para fazer valer o direito constitucional de aprender aos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia estabeleceu 10 compromissos para nortear suas ações e garante mobilizar mais recursos e conhecimento de base científica para melhorar o desempenho dos estudantes das redes estadual e municipais.

As metas estabelecidas para 2014 visam elevar o índice de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio. E também assegurar que as escolas do Estado e dos municípios baianos alcancem, no mínimo, as projeções estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.