Secretário Osvaldo Barreto toma posse como presidente do Conselho Curador do IRDEB

O Conselho Curador do IRDEB realizou sua primeira reunião de 2015 na quinta-feira (30/04) e passou a ser presidido pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto. Formado pelo diretor-geral do IRDEB, José Araripe Jr., o Conselho tem como conselheiros sete secretários estaduais :  o vice-governador João Leão (SEPLAN), Edelvino Goes ( SAEB), Jorge Portugal (SECULT), Manoel Vitório (SEFAZ), Marcos Cavalcante (SEINFRA), Nelson Pelegrino (SETUR ) e Manoel Mendonça (SECTI). Também compõem o Conselho Curador do IRDEB o procurador Ailton Cardoso da Silva Jr. (PGE) e dois representantes dos servidores do IRDEB, David Fernandes e a coordenadora da Rádio Educadora Daniela Souza. Tem assento também no Conselho, o Ministério das Comunicações, que ainda não indicou representante.  “O Conselho Curador do IRDEB ao longo destes anos teve um papel importante porque une representantes de todas as secretarias e isto fortalece as decisões, além de reforçar o planejamento estratégico do IRDEB”, ressaltou o diretor da instituição, José Araripe Jr.

A sessão teve como pauta a apresentação do secretário da Educação Osvaldo Barreto como presidente do Conselho, e a solicitação da inclusão da Secretaria de Comunicação no enclave. Foram pautas também as novas metas e as ações do IRDEB e a aprovação do calendário de reuniões para 2015.   Para o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, a reunião foi histórica, pois decisões de cunho estratégico foram tomadas para viabilizar algumas diretrizes, entre elas, uma ação junto ao Ministério das Comunicações para resolver os problemas das outorgas da TVE, e o processo de ativação do  sinal digital nas várias regiões da Bahia. A  previsão é de que pelo menos 50% da população baiana possa assistir a TVE HD ainda esse ano.  “Iremos trabalhar para isso, é um desafio que está colocado para o IRDEB, que irá começar trabalhar nessa direção”, disse o secretário da Educação.

CANAL DA CIDADANIA

Foto: Ascom/IRDEB

O Canal da Cidadania também foi tema da reunião e, destacado pelo secretário Osvaldo Barreto, que anunciou o início de um processo de articulação entre as várias secretarias para que este segundo canal, já autorizado pelo Ministério das Comunicações, seja um instrumento de ampliação da comunicação do governo com a população, na exibição de atos, serviços, informações de interesse público, educacionais e culturais, e inclusive para ser veiculado nos equipamentos como o SAC, rodoviárias, hospitais, clínicas do estado, terminais marítimos...

O Conselho Curador é um órgão que faz parte da estrutura do IRDEB. Ele é responsável pela orientação e deliberação das principais ações da instituição, como examinar e aprovar diretrizes, políticas, propostas orçamentárias, quadro de pessoal, regimento interno, prestação de contas, entre outros. Para a chefe de gabinete do IRDEB, Gorette Randam, a importância do conselho dá-se principalmente por sua composição, pois congrega várias pastas estratégicas que contribuem significativamente para o fortalecimento da instituição e o aperfeiçoamento da comunicação pública. O mesmo acredita o secretário da Cultura, Jorge Portugal, que declarou que o Conselho Curador do IRDEB permite  decisões conjuntas que conduzem  a encaminhamentos mais seguros e à resolução de questões cruciais para essa nova visão do próprio IRDEB.

Da reunião do Conselho Curador do IRDEB participaram o diretor geral do IRDEB José Araripe Jr., o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, que preside o conselho, o vice-governador João Leão, que é também secretário de Planejamento, o chefe de gabinete Adriano Chagas da secretaria da Fazenda suplente do Secretário Manoel Vitório, o secretário da  Administração Edelvino Goes, o chefe de gabinete Ivan Barbosa da Secretaria de Infraestrutura suplente do Secretário Marcus Cavalcanti, o secretário de Cultura Jorge Portugal, o secretário de Ciência e Tecnologia Manoel Mendonça,  o secretário de Turismo Nelson Pelegrino, a procuradora Maria Angélica Rodrigues da Procuradoria Geral do Estado suplente do procurador Ailton Silva Jr., os dois representantes dos servidores do IRDEB, David Fernandes coordenador de Programação da TVE, representado cargos efetivos e a coordenadora da Rádio Educadora Daniela Souza, representando os cargos comissionados.

Fonte: Ascom/IRDEB