Secretário Walter Pinheiro debate a criação de cursos de Tecnólogo na Educação Profissional

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O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, se reuniu nesta segunda-feira (18) com representantes do Senai-Cimatec e do Itaú-BBA, na sede da Secretaria, para tratar de novas frentes no itinerário formativo da Educação Profissional e Tecnológica na Bahia. Pinheiro apresentou a proposta de criação de cursos de Tecnólogo, a partir de parcerias com instituições de Ensino Superior, para que os Centros de Educação Profissional no Estado passem a ofertar também esta modalidade de nível superior.
 
“Temos dialogado com as instituições públicas de ensino superior aqui na Bahia, com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação para construir novos cursos de Tecnólogo, como uma forma de ampliar o itinerário da Educação Profissional, ao tempo em que passamos a ofertar o acesso ao ensino superior dentro dos nossos centros da Educação Profissional”, destacou Pinheiro.
 
Segundo a consultora de educação do Itaú-BBA, Ana Inoue, “o envolvimento das universidades sob o comando da Secretaria, na perspectiva de criar um itinerário continuo do Ensino Médio ao Ensino Superior, é uma ação bastante inovadora no cenário brasileiro”, destacou.
 
Os cursos de tecnólogo são uma formação de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. De curta duração, entre 2 e 3 anos, e focados nas necessidades do mercado de trabalho, os cursos de tecnólogo são responsáveis por 13,6% de todas as matrículas universitárias, segundo o último Censo do Ensino Superior. 
 
A grade curricular dos cursos de tecnólogos é mais enxuta do que o currículo dos cursos de bacharelado e licenciatura. O foco dessa formação é preparar o futuro profissional para entrar rapidamente no mundo do trabalho com boa qualificação e altas chances de conseguir um emprego.
 
A reunião contou ainda com a participação do diretor do SENAI Bahia, Luis Breda Mascarenhas, do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, Durval Libânio, do coordenador-geral de Articulação de Projetos para a Educação, Rogério Quintella.  
 

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