Secretário Walter Pinheiro destaca ações da Educação na Bahia durante plenária do Virtual Educa

Durante a plenária multilateral e institucional que debateu soluções para a educação perante organismos internacionais, o secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, destacou ações e projetos desenvolvidos na Bahia e os desafios para melhorar a Educação. A Bahia sediará o Virtual Educa 2018, que será realizado em Salvador no mês de junho.

“Estamos falando de um estado quase do tamanho da França, cuja rede estadual está presente em 417 municípios, com mais de 2100 escolas, cuja grande maioria está localizada no interior e muitas em localidades longínquas de centros urbanos”, disse, ao destacar o programa de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), que transmite aulas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas por 414 localidades do Estado, para 21.120 alunos.

Pinheiro apresentou ainda o trabalho desenvolvido pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), onde são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, através de cursos, eventos e oficinas. Ele destacou que as ferramentas tecnológicas devem servir de suporte para conteúdos pedagógicos, tornando-os mais envolventes. “Queremos trabalhar com inovações e ferramentas tecnológicas, mas principalmente, queremos chegar com conteúdos pedagógicos. Este é o desejo de todos os baianos e a expectativa dos brasileiros com o Virtual Educa 2018”, disse.

O secretário também falou dos desafios para a Educação em todo o mundo, ao defender a escola como ponto de partida para as transformações que resultem em melhor qualidade de vida. “A escola é o único ponto de partida para as transformações sociais, para a consolidação da economia e, principalmente, para a qualidade de vida do povo, não importando a localidade, seja na America Latina, na África, na Europa, na America do Norte. Temos que fazer a universalização das condições para que a escola tenha um funcionamento pleno. Este é o desafio pautado para um encontro como este”, disse, ao defender a meta de todos os jovens nas escolas e todas as escolas conectadas, “mas não apenas com tecnologia, como também com o futuro, para a vida de todas as pessoas”.

A plenária multilateral e institucional também contou com a participação de Ruben Delgado, Presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, além de representantes do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

>> Veja aqui o vídeo da Plenaria Multilateral e Institucional no Virtual Educa 2017