Secretário Walter Pinheiro participa da posse da nova diretoria do TCE/BA

Pinheiro cumprimenta o ex-presidente Inaldo, eleito corregedor do TCE
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou, na tarde desta quinta-feira (04), da posse dos novos integrantes da Diretoria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), eleitos para o biênio 2018-2019. Com a presença do governador Rui Costa, parlamentares, autoridades do judiciário baiano e secretários de Estado, além de servidores da Casa, tomaram posse os conselheiros Gildásio Penedo Cavalcante de Albuquerque Filho (presidente), Marcus Vinicius de Barros Presídio (vice-presidente) e Inaldo da Paixão Santos Araújo (corregedor).

Na oportunidade, Pinheiro destacou a atuação de Inaldo na presidência do órgão, que nos últimos anos vem inovando no uso de ferramentas tecnológicas. “A contribuição de Inaldo foi muito na direção de um Tribunal de Contas mais presente, inclusive que se antecipa, inova, do ponto de vista dos seus métodos e de suas práticas, e com um caráter orientador, sem perder a sua condição de corregedor, de controlador, capaz de honrar o seu papel que diz respeito ao zelo a todas as tratativas da esfera pública. Portanto, uma contribuição importante que cabe agora a Gildásio, com sua capacidade e o apoio de Inaldo e de Marcos Presídio, que vem de uma experiência de gestão em uma Casa Legislativa”.

O secretário também comentou sobre os desafios para a gestão que se inicia. “O desafio que o Gildásio aponta é exatamente de um tribunal mais próximo da sociedade, para que possa enxergar no tribunal um mecanismo de acompanhamento e, obviamente, o que seria uma espécie de vitrô para que toda a sociedade pudesse ver a efetiva transparência das contas públicas. O tribunal tem a tarefa de acompanhar, fiscalizar, regular e controlar, mas tem também a tarefa de estabelecer com os diversos entes, cada vez mais, normativas para que a gente continue tocando a gestão pública com respeito, seriedade e com o espírito fundamental para que cada centavo aplicado se reverta em benefícios para a população”, disse.

O presidente eleito, Gildásio Penedo Cavalcante Filho, destacou que aproximar a população das atividades do TCE é um dos desafios que estão colocados para a sua gestão. “A participação da sociedade como elemento fiscalizador, já que ela está na ponta desse processo, será fortalecida na nossa gestão. Nós temos uma ação voltada fortemente para trazer a sociedade baiana para junto do tribunal, complementando o exercício do controle externo”.

O conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo destacou que o TCE está comprometido em defender as ações que beneficiem o povo. “Nos últimos quatro em que estive a frente da presidência buscamos humanizar o TCE e levar nossas ações para perto da sociedade, que de fato é o mais interessado no nosso trabalho. Agora, espero desempenhar a função de corregedor com serenidade e tranquilidade”.

>>Confira todas as fotos no Flickr da Educação