Secretário Walter Pinheiro realiza visita em colégios de Ipiaú

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Além de ter lançado, ao lado do governador Rui Costa, o projeto Escolas Culturais, nesta quinta-feira (7), pela cidade de Ipiaú, a 353 Km de Salvador, na região Sul, o Secretário da Educação, Walter Pinheiro, visitou as escolas estaduais do município. A primeira unidade a receber a visita foi o Colégio Estadual de Ipiaú, onde o secretário percorreu as instalações e conversou com professores e até jogou futebol com estudantes, ao passar pela quadra de esportes.

"Mesmo nesse momento de lançamentos de Escolas Culturais, a gente tem aproveitado para conhecer as estruturas escolares que nós temos. Conhecer a rede, saber de suas demandas, porque esse é um momento importante que estamos realizando as discussões referentes à nova oferta e a secretaria está ouvindo as ponderações, as sugestões e qual é o modelo desafiante que as escolas estão querendo para o futuro. E esse é um processo que começamos com o transformaê, com os encontros com os gestores e os seminários sobre a BNCC, pensando em como fazer a integração entre a Educação Profissional e o Ensino Médio regular, sem deixar de pensar na Educação Inclusiva que é uma das coisas mais importantes para que possamos ofertar uma educação de qualidade para todos", destacou o secretário.

O diretor da unidade José Carlos Ribeiro, frisou a visita do secretário como um momento especial. "A comunidade escolar já estava aguardando esta visita. Aqui é uma escola grande e temos muitas coisas a fazer", pontuou.

A estudante Ana Ruth da Silva, 17, 3° ano, acredita que é necessária as visitas. "Às vezes o colégio está precisando de uma reforma, um ajuste ou até de profissionais e o secretário vindo aqui, ver com seus próprios olhos, saber o que está acontecendo, facilita totalmente para o diretor tomar as devidas providências e melhorar nossa escola", disse.

Em seguida, Pinheiro percorreu as instalações do Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI), que recebe estudantes da Educação Especial de toda a região. "É um momento muito especial para nós que atendemos uma demanda muito grande de estudantes com várias deficiências de toda a região. Fazemos o melhor, mas o secretário vir aqui, ver nossas demandas, necessidades, nossa oferta e saber como é feito nosso trabalho é gratificante", declara a gestora Solange Bastos.

Já Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Rio de Contas, além de receber a visita do secretário, recebeu dois ônibus escolares, que foram entregues no ato de lançamento do projeto Escolas Culturais. Durante a visita, o secretário conversou e tirou dúvidas de alguns estudantes sobre as novas ofertas que estão sendo preparadas para o próximo ano letivo. O estudante Lorran dos Santos, 17, 2° ano do Curso Técnico em Enfermagem, saiu satisfeito da conversa. " Foi um bate papo legal. Acho que precisávamos de mais tempo com o secretário, pois temos muitas dúvidas, mas tudo que perguntamos ele esclareceu", comemorou.

Após as visitas, o secretário seguiu para o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú para o lançamento do Projeto Escolas Culturais, na unidade, com a presença do Governador Rui Costa e de autoridades locais.