Secretário Walter Pinheiro visita espaço Páscoa Luz no Shopping da Bahia

O espaço Páscoa Luz na Terra do Salvador, montado no 3º piso do Shopping da Bahia, para promover e difundir a cultura do cacau da Bahia, recebeu a visita do secretário Walter Pinheiro, na noite desta quarta-feira (28). Acompanhado pelos netos, Pinheiro conferiu de perto os projetos da Secretaria da Educação realizados nas escolas estaduais que são atrativos no local. Por meio da Fábrica-Escola de Chocolate, que foi inaugurada pela Secretaria da Educação do Estado no município de Gandu, os estudantes mostram como é o processo de fabricação do chocolate, com direito a degustação, e como isto está vinculado à formação profissional de quem faz diferentes cursos técnicos de nível médio. Já por meio do projeto Escolas Culturais, que fomenta a arte e a cultura contextualizando as escolas com os Territórios de Identidade onde estão inseridas, os estudantes realizam apresentações em distintas linguagens como dança, música e teatro.
 
“É importante a gente trabalhar muito o conceito da Educação inserida na vida das pessoas, na cultura, na economia, na gastronomia. Portanto o cacau faz parte de toda uma trajetoria historica de uma trasformação profunda de uma determinada região, mas que, na realidade, fez parte de um contexto histórico que hoje é algo de toda a Bahia. A Educação tem conseguido mesclar essa coisa da formação profissional, do aspecto cultural, a interiorização cada vez maior dos processos de formação e, ao mesmo tempo, criando as oportunidades e interligando. Ou seja, as escolas abrigando estruturas chamadas de fábrica-escolas e preparando as pessoas para a vida e, fundamentalmente, introduzindo não o conceito de profissionalização, mas o conceito de cultura da economia e do território”, destacou Pinheiro. 
 
Ainda de acordo com o secretário, este espaço, além de permitir o acesso à história do cacau da Bahia e mostrar como é a fabricação dos chocolates da Fábrica-Escola, também permite que seja apresentado ao público o que a rede estadual possui de riqueza cultural construída e consolidada em cada unindade escolar. “Por isso também trouxemos as apresentações dos grupos, sejam eles de teatro, dança, música e ciência, até porque em toda estrutura das escolas, por exemplo, que nós também estamos trabalhando com este conceito de Fábrica-Escola, são adotadas as práticas da ciência, associando ao processo da cultura local. Aqui neste espaço é com o chocolate, mas em várias escolas nós estamos fazendo também com a área de mineração, com a área da carne do sol, das energias renováveis, e outras. Portanto vamos trabalhando a diversidade, assim como fizemos com a participação das marisqueiras voltando à escola para uma prática efetivamente de como empreender. Então, portanto, é a escola cumprindo seu papel, formando, educando e transformando”, completou.
 
 
Na noite desta quarta-feira, quem esteve no local pôde conferir as apresentações do coral estudantil da Escola Estadual Solange Hortélio Franco, de Tio Paulinho e do Grupo Black Dance, do Colégio Estadual Elizabeth Chaves Veloso. Uma das estudantes que se destacaram nas coreografias foi Maira Reis dos Santos, do primeiro ano do Ensino Médio. “A experiencia foi massa. Legal também estar junto com as crianças se divertindo e fazendo o que eu gosto de fazer, que é dançar”, disse. 
 
 
O espaço conta ainda com oficinas de pintura e maquiagem  e uma árvore megatônica, que interage e conversa com visitantes sobre aspectos da história e da riqueza da produção cacaueira no sul da Bahia. “achei uma iniciativa interessante, sobretudo para quem tem filhos. É uma oportunidade das crianças conhecerem a história por trás dos ovos de páscoa, a questão do cacau. Entao achei uma iniciativa muito interessante, inclusive as atividades culturais, a música. Eu vim aqui só para este evento, que fiquei sabendo através de notícias na internet”, destacou o servidor público federal, Jorge Antônio Costa e Silva, que levou a esposa e a filha Alice para conhecer a iniciativa.  
 
A atividade, promovida pelas secretarias da Educação (Sec), Turismo (Setur), Agricultura (Seagri) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), segue até o dia 1º de abril. O secretário do Turismo, José Alves, e o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, Durval Libânio Neto, também visitaram o espaço. 

 

Notícias Relacionadas