Secretários de Educação do Nordeste se reúnem em Salvador

Secretários de Educação dos estados nordestinos se encontraram na sexta-feira (11/05), em Salvador, na primeira reunião da região Nordeste do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed). Presente, ainda, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Antônio Cesar Callegari. O secretário do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto abriu os trabalhos apresentando aos participantes os aspectos pedagógicos relevantes do programa Todos pela Escola, estruturado em 10 compromissos que buscam garantir o direito de aprender do estudante.

“Há uma necessidade de reflexão sobre a possibilidade de uma agenda comum para o Nordeste, considerando as especificidades de cada região, com o objetivo de estabelecer o diálogo dos dirigentes educacionais com o governo federal sobre os programas que estão sendo executados pela rede estadual de ensino de cada estado”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Veja mais fotos no Flickr!

O programa federal de Alfabetização na Idade Certa, já adotado pelo governo do Estado da Bahia, foi apresentado por Antônio Cesar Callegari. “É um movimento que não pode ter corpo partidário, a ser construído por todo o país. Há um ponto em comum na educação brasileira que é a deficiência na fase da alfabetização. Nossa proposta é formar um pacto pela educação na idade certa, considerando que a idade adequada para ser alfabetizado é até oito anos de idade”. Na Bahia, esse movimento já vem acontecendo com o programa Pacto com Municípios, que conta com a adesão de 329 prefeituras.

O secretário de Educação de Sergipe e 1º vice-presidente do Consed, Belivaldo Chagas Silva, realçou que os titulares da pasta da educação do Nordeste já vinham cobrando uma reunião específica para tratar as dificuldades. “Desse encontro, vamos tirar propostas que serão levadas ao governo federal visando resolver questões relacionadas à educação em nossos estados”, disse.

A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Betânia Ramalho, também falou da importância de se construir uma rede regional da educação básica, sob a tutela do Consed. “São estados que têm problemas semelhantes e vamos convergi-los para que possamos resolvê-los e, assim, conquistarmos uma educação de qualidade que é aquela que inclui o estudante e o leve a ter uma relação afetiva com a educação”. Conforme a secretária, seu estado está pautando a educação em dois pilares: educação pedagógica eficiente e valorização pedagógica dos professores.