Secretários Estaduais da Educação falam sobre o lançamento da Agenda da Aprendizagem

Palavras-chave:
Secretários estaduais de Educação de todo o país estão reunidos nesta quinta (25) e sexta (26), para o lançamento nacional da Agenda da Aprendizagem. Durante os dois dias, os secretários vão participar de oficinas com técnicos do Ministério da Educação, para discutir integração de ações a curto, médio e longo prazos. 
 
Veja os depoimentos dos participantes sobre esta ação articulada visando a melhoria da aprendizagem.
 
- Cecília Motta - Mato Grosso do Sul - Presidente do CONSED
“Esta é a primeira vez que o CONSED, que agrega os secretários de Educação de Estado, e a UNDIME, que agrega os secretários de Educação dos municípios, estão juntos para debater uma agenda. Estamos muitos felizes, porque a escola pública brasileira está aqui, hoje, em uma agenda para que possamos dar o caminho para Ministério da Educação do que a gente acredita, do que achamos importante, do que a gente pensa e sente que o Ministério possa dar de aporte, tanto técnico como financeiro”.
 
- Fred Amancio - Pernambuco - Vice-presidente do CONSED
“Estamos reunindo todos os secretários de Educação do Brasil aqui, em Salvador e, também, convidamos os secretários municipais para discutir temas nacionais da Educação. Temos um documento muito importante, chamado de Agenda da Aprendizagem, que diz respeito à visão, tanto dos secretários estaduais, quanto dos secretários municipais de todo o Brasil, para os pontos que são os mais importantes para a Educação ao longo dos próximos sete anos. São sete grandes áreas que envolvem financiamento, gestão, formação de professores e uma série de aspectos relevantes que serão os nossos objetos discussão”.  
 
- Jerônimo Rodrigues - Bahia
“Quero agradecer a presença dos secretários de Educação de todos os Estados brasileiros, aqui em Salvador. Temos, também, a representação do MEC e, ainda, a presença valiosa de todas as UNDIMES. Sem dúvida, este é um momento histórico que a Bahia está acolhendo. Iremos debater uma agenda que contém diretrizes que vamos dialogar, de forma mais enfática, aqueles pontos mais estratégicos da Educação. Além do debate dos temas estratégicos nacionais, nós trataremos de temas mais específicos. Por isso, a importância das oficinas, que é um momento de formação”.
 
- Mauro Sérgio - Acre
“Este evento mostra um sinal de unidade e o nosso compromisso em promover, em nossos Estados, uma educação de qualidade, tendo o MEC como um grande parceiro. Não podemos pensar em uma educação de qualidade abrindo mão desse apoio, sobretudo o apoio financeiro que o MEC garante aos Estados. Precisamos contar com o apoio, a orientação e com a união que pretendemos formar através do CONSED, para que o nosso trabalho, lá na ponta, possa dar certo, junto com os professores e alunos”.
 
- Marioneide Kliemaschewsk - Mato Grosso
“Espero levar para o Mato Grosso, amanhã, um maior alinhamento das vertentes e eixos que estão sendo discutidos aqui com os diferentes grupos de trabalho e levar, mais uma vez, o fortalecimento da Agenda da Aprendizagem, além de fortalecer pontos principais, como a necessidade de melhorar o financiamento da Educação, com relação ao FUNDEB, transporte escolar, alimentação escolar e gestão escolar como ferramentas que possibilitem ao gestor vivenciar uma gestão que busque como foco o resultado da aprendizagem. Quero voltar para o meu Estado mais fortalecido de que estamos no caminho certo e de que precisamos articular e fazer com que o MEC compreenda a real necessidade dos Estados e municípios para se fazer uma Educação de qualidade”. 
 
- Felipe Michel Braga – Minas Gerais (representando a secretária Júlia Sant´Anna)
“As experiências dos outros Estados e dos municípios, tanto em relação às boas práticas, quanto com estudos e referências, vão nos ajudar a continuar fazendo o nosso trabalho, aperfeiçoando o que já existe, e a construir políticas ou processos que a gente ainda não tem, mas podem ser trazidos de outros Estados e municípios que já avançaram nestes pontos. Estamos tendo uma troca de experiências e fortalecimento desta rede de colaboração”.
 
- Goreth Souza - Amapá
“Nós nunca conseguimos fazer uma reunião que tivesse o MEC, a UNDIME e o CONSED juntos. Nós acreditamos que, a partir de agora, com planejamento, integração e decisão sobre as estratégias de curto, médio e longo prazos, conseguiremos dar passos largos na Educação pública do Brasil. Pela primeira vez os três entes estão juntos decidindo quais temas são estratégicos e importantes para superarmos os desafios que temos ainda hoje neste país gigantesco. É o momento de esperança, de esperançar mesmo, não de esperar, porque a gente tem a perspectiva de que, a partir de agora, a gente sabe o que exatamente este país precisa para termos uma Educação equitativa e inclusiva”.  
 
- Pedro Fernandes – Rio de Janeiro
“Este evento é uma oportunidade de criar uma pauta única. A expectativa é muito boa para que possamos construir um respaldo maior do Governo Federal para que possa apoiar os municípios e os Estados”. 
 
- Márcio Brito – Ceará (representando a secretária Eliana Estrela) 
“Se fala muito em regime de colaboração, o que tem acontecido em alguns Estados. E o Ceará é um exemplo disso. Mas é super importante que esta integração aconteça a nível nacional, não só entre Estados e municípios, mas também integrando o MEC. Que possamos sair daqui com pautas importantes, que possam favorecer as redes públicas dos Estados brasileiros e que possam contribuir, de forma significativa, para a qualidade da Educação, que é o nosso grande foco”.
 
- Abadia de Lourdes da Cunha – Goiás (representando a secretária Fátima Gavioli) 
“Este encontro é de fundamental importância porque a união do CONSED e da UNDIME fortalece a Educação nos Estados. Eu sinto que isto trará avanços significativos para a Educação, em que todos estarão em prol de um mesmo propósito, que é a educação de nossas crianças e dos nossos adolescentes”. 
 
- Getúlio Marques – Rio Grande do Norte
“Esta reunião é muito importante porque temos a presença dos secretários estaduais e municipais e do CONSED e da UNDIME que, juntos, têm uma grande responsabilidade com as mudanças da Educação do país. Estamos satisfeitos com o evento e as discussões estão avançando de tal forma que nós, a partir daqui, vamos encontrar caminhos para melhorar a Educação brasileira. Sabemos que é um processo longo, mas esta união vai nos dar um bom caminho para isso”.  
 
- Suamy de Abreu – Rondônia
“É um momento de luta para a manutenção do FUNDEB, para estudos de novas possibilidades, novas estratégias dos anos iniciais da Educação Profissional, do Ensino Médio. Todas estas etapas de ensino estão sendo discutidas e nós precisamos alinhar nacionalmente o que estamos fazendo porque, caso contrário, nós perdemos aquela força de sermos considerados um sistema nacional articulado de Educação. Por isso, é importante estarmos, de vez em quando, juntos para alinhar as propostas e formar um grupo mais coeso e sólido”.
 
- Natalino Uggino – Santa Catarina
“Nós estamos discutindo assuntos e questões relacionadas à causa comum de todos nós, que é a Educação no sentido de estreitarmos o relacionamento e alinharmos as ideias, de modo que as proposições atendam às expectativas de cada Estado, que é onde a Educação acontece. Um momento muito rico para que possamos avançar em defesa da boa qualidade da Educação nos Estados e no Brasil”.
 
- Ellen Gera de Brito Moura – Piauí
“Hoje, estamos participando, de forma colaborativa, em uma dinâmica de grupo por meio da qual todos os Estados estão podendo colaborar sobre os sete pilares que estão sendo construídos sobre a Agenda da Aprendizagem, pautas importantes que, enquanto CONSED e UNDIME, possam nortear o trabalho do MEC. É muito importante que a gente entre em um consenso nacional em prol da Educação do Brasil”.  
 
- Priscila Barratella – Espírito Santo (representando o secretário Vitor de Angelo)
“Estamos aqui com as cabeças pensantes da Educação e entender esta postura que a Educação está tomando é pensar no aluno do Estado e não um aluno só estadual ou só municipal, e sim em um aluno da Educação pública. Isto, realmente, me deu muita esperança com a Educação nos próximos anos e estamos felizes de estar aqui e contribuir com esta proposta”. 
 
- Leila Freire – Pará
“O evento de hoje tem uma singularidade. Reúne secretários estaduais de Educação, mas tem, também, aqui os dirigentes municipais de Educação. Isto nos leva a repensar o próprio conceito que a constituição trata do regime de colaboração. Não dá para discutir políticas públicas para o Estado ou para os municípios, mas nós devemos discutir políticas públicas para o Brasil”. 
 
- Raimundo Barradas – Amazonas (representando o secretário Luiz Castro)
“Talvez seja umas das reuniões mais significativas do CONSED, por reunir todos os secretários discutindo a Agenda da Aprendizagem, sem esquecer das especificidades das regiões Norte e Nordeste. Trazendo uma fala importante do secretário de Educação Básica do MEC, que abre uma possibilidade de apresentarmos para o MEC demandas importantes e significativas do documento que diz respeito a todos os Estados e a toda nação”.
 
- Jânio Macêdo - Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação  
“Tenho a convicção de que não será de Brasília que sairá uma Educação que seja sustentável para o jovem brasileiro. Acho que esse trabalho só vai se efetivar se nós conseguirmos estabelecer uma parceria com os Estados, com o CONSED e com a UNDIME. São os secretários municipais e estaduais que conhecem a real situação da educação brasileira e nós não temos como definir uma estratégia para melhorar a condição do estudante brasileiro se não nos unirmos. Nosso trabalho é pautado pela união dessas forças. Só assim vamos conseguir que a Educação brasileira melhore a médio e longo prazos”. 
 
- Aléssio Costa Lima - Presidente da UNDIME
“Esse encontro representa a materialidade do esforço que A UNDIME, juntamente com o CONSED, tem feito no sentido de trabalhar de forma colaborativa. Já temos algumas ações desenvolvidas em colaboração com o CONSED, sobretudo na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, uma experiência muito forte que nos mostrou que, quando estamos juntos, os resultados são melhores. Estamos reunidos com os presidentes das UNDIMES estaduais e os secretários dos Estados, planejando uma agenda para o país. O fruto desta discussão sairá com a validação de quem está na ponta fazendo a Educação deste país”. 

Notícias Relacionadas