Seminário da UNEB debate a educação intercultural indígena

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizou, nesta segunda-feira (14), a abertura do IV Seminário de Educação Intercultural Indígena Região Norte-Oeste da Bahia, no Canal da TV Opará, no Youtube. O evento, que é promovido pelo Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará), reserva em sua programação, até sexta-feira (18), uma série de encontros que reunirá pesquisadores e representantes de comunidades indígenas para dialogar sobre as perspectivas da educação escolar indígena no Brasil e na Bahia.

Na mesa virtual de abertura, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do evento. "Este debate fortalece a Educação Indígena, que tem que estar inserida no ambiente da Educação Básica, mas também ligada ao Ensino Superior. Por isso, um dos desafios é a Formação Inicial e Continuada de professores, para que possamos, na base, qualificar o ensino e a aprendizagens dos estudantes, sempre considerando a diversidade étnica e cultural existente no nosso Estado e no nosso país."

Para o reitor da UNEB, José Bites, os desafios atuais levaram os educadores a desenvolver novas habilidades para continuar movimentando a universidade. "O seminário está superando os desafios das comunidades indígenas para continuar mantendo as atividades e suas formações. Queremos consolidar os cursos que o Centro de Pesquisas Opará vem realizando e promover ainda mais atividades," afirmou.

Já a coordenadora do Opará, Floriza Sena, destacou que “a UNEB mantém o seu compromisso político e acadêmico com os povos indígenas, reafirmando sempre os seus princípios no processo de humanização e emancipação das pessoas, especialmente no que se refere à transformação das realidades humanas e  justiça social”.

Com mediação da presidente do Fórum Estadual de Convivência com Semiárido, Edvalda Aroucha, a abertura também contou com a presença da pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Adriana Marmori; do coordenador geral de Educação Indígena, do Campo, Quilombola e de Tradições Culturais do MEC, Sérgio de Oliveira; do cacique Flávio de Jesus Kaimbé; da diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, Suzana Menezes; e da deputada estadual Fátima Nunes.