Servidores da Educação discutem identidade de gênero e de raça

A voz, o canto e a interpretação da cantora, compositora e historiadora Juliana Ribeiro, foram instrumentos para um debate sobre questões como gênero e raça, na tarde desta segunda-feira (28), com servidores lotados na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador. O bate-papo teve como recorte o repertório musical da artista, integrando a programação da Secretaria da Educação voltada para o Novembro Negro, mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20).
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Na oportunidade, a cantora abordou questões como intolerância religiosa e preconceito racial. Além disso, exibiu o seu mais novo videoclipe “Preta brasileira”, que evidencia a valorização da identidade negra. “Este é um clipe de representação e que trata das questões de ser mulher negra e viver numa sociedade na qual temos que lidar com situações racistas e machistas”, explica.
 
Para a funcionária Darce Rocha falou sobre a importância destas atividades. “É muito importante debatermos estes temas de forma lúdica e esse bate-papo de hoje reforça a questão da consciência e da construção da nossa identidade.  Gostei bastante do encontro”, afirma.
 
A mestre em Educação e professora de Educação Física do Colégio Estadual Marcilio Dias, Joseane Climaco, palestrou sobre os desafios e conquistas da população negra do século XXI. A professora diz “que os brasileiros precisam "desmacumbizar" as mentes, pois sempre relacionam o termo macumba no Brasil de forma pejorativa. Enquanto conquista da população negra, a especialista em Cultura Afro Brasileira destaca o período histórico de 1998 a 2015, e afirma que “o desafio é lutar para a manutenção e avanço das políticas públicas", conclui.
 
O evento ainda contou com a participação de representantes da Escola Estadual Lomanto Junior e do Colégio Estadual Marcílio Dias.

 

Notícias Relacionadas