Servidores da Educação participam de atividades alusivas ao Outubro Rosa sobre prevenção ao câncer de mama

Palavras-chave:
Em celebração ao Dia do Servidor (28/10) e à campanha Outubro Rosa, a Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta terça-feira (30), uma série de atividades no foyer e no auditório do órgão. A ação contou com a palestra “Saúde da mulher: importância do autoexame, diagnóstico e tratamento do câncer de mama”, ministrada pela coordenadora da Rede de Apoio Especializado da Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria da Saúde do Estado, Maria de Fátima Rocha. Feirinha com diversas exposições de objetos de arte, decoração e acessórios, tenda da beleza, com oficina de turbante, e atendimento à saúde também fazem parte da programação, que prossegue na quarta (31).
 
Na palestra, a coordenadora falou sobre a importância de trabalhar as ações de promoção à saúde, prevenção, controle, monitoramento e avaliação do serviço de assistência ao câncer em todo o território baiano. “O Outubro Rosa, que é uma dessas ações trabalhadas todo ano, tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama, especialmente nas mulheres que estão na faixa etária de rastreamento (entre 50 e 69 anos). A campanha é voltada à conscientização das mulheres, e dos homens também, em relação à promoção da saúde e verificação de suas condições através do autoexame, que chamamos agora de autocuidado”.
 
De acordo com dado do Instituto Nacional do Câncer (INCA), as mulheres têm chegado aos serviços de Saúde em um estágio avançado da doença. Daí a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, como disse a servidora da Secretaria da Educação, Zenilde Santos, 59 anos. “Eu me cuido o tempo todo. Estou sempre fazendo autoexame e o Outubro Rosa alerta ainda para que a gente não se descuide”. A também servidora Joelma Argolo reforça: “Estas ações despertam as mulheres para a necessidade de elas se cuidarem todos os dias. Não deixo de fazer meus exames anuais para ficar tranquila em relação à minha saúde”, afirmou.

Notícias Relacionadas