Servidores e estudantes assistem a documentário sobre atletas paralímpicos

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para dar visibilidade e valorizar a prática do esporte paralímpico, os servidores da Secretaria da Educação do Estado assistiram, na tarde desta sexta-feira (23/9), ao documentário ‘Paratodos’, que retrata o cotidiano e rotina de treinamentos de quatro equipes de atletas paralímpicos brasileiros na luta por recordes e medalhas. A sessão especial contou com a presença de estudantes que irão participar das paralimpíadas escolares e do atleta paralímpico medalhista de ouro, Leonardo Curvelo.
 
O estudante José Augusto de Alcântara, 16 anos, que cursa o 8º ano do Colégio Estadual Nova de Sussuarana, possui Déficit Intelectual e está ansioso para participar dos jogos paralímpicos, que acontecem em novembro, na capital paulista. “Pratico atletismo, arremesso de peso e arremesso de dardos e quero voltar com medalha de ouro nas mãos”, conta o jovem atleta.
 
O atleta paralímpico Leonardo Curvelo conquistou a única medalha de ouro do Brasil no paratriathlon (categoria PT3), na final do mundial realizado no Canadá, em 2014. Ele falou sobre a sua história de superação após um acidente de moto que o fez perder o braço esquerdo, em 2009. “Sou um exemplo de que quando temos força de vontade conseguimos superar os obstáculos e que a palavra ‘não’ me deu mais força para seguir em frente”, revela o atleta.
 
A servidora da Secretaria, Andréia Conceição, fez questão conferir as histórias apresentadas no filme. “São depoimentos emocionantes que mostram a superação e determinação dos atletas em busca da realização de seus sonhos”, explica. Já a técnica Larissa Cruz, acredita que “o documentário nos leva a uma reflexão sobre a inclusão e luta pelo preconceito”.
 
Inclusão - A rede estadual de ensino trabalha com a Educação Especial na perspectiva da inclusão e incentiva os estudantes à prática esportiva como uma aliada no desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e jovens de todo o estado.
 

Notícias Relacionadas