Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas inicia comemorações ao centenário de Paulo Freire

Palavras-chave:
Completando 100 anos de nascimento em setembro de 2021, o patrono da educação brasileira, Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. Desde maio as unidades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) iniciaram as comemorações oferecendo inúmeras atividades em celebração ao seu legado.
 
Ao longo dos meses, até setembro, a programação das unidades contará com atividades que resgatem sua memória e ensinamentos enquanto transformador social. No mês de maio a programação disponibilizou um Catálogo Virtual (clique aqui) com uma breve biografia do autor e seus livros publicados em português. 
 
Para Carmen Azevedo, diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), as atividades realizadas pelas bibliotecas estaduais são resultados da motivação que se encontra em Paulo Freire. “A leitura como transformação social onde o cidadão torna-se crítico, criativo, capacitado para desenvolver suas habilidades”, afirmou. Segundo Carmen, é importante divulgar a contribuição do educador e registrar a sua importância para que a sociedade reconheça o papel fundamental da educação e da leitura na formação do leitor crítico.
 
Pernambucano, nascido em 19 de setembro de 1921, formou-se em direito, mas atuou como professor de língua portuguesa. Entre 1988 e 1991, Freire foi nomeado Secretário de Educação do município de São Paulo, onde defendia a educação popular buscando valorizar os saberes já existentes das pessoas e seu cotidiano cultural para enfim criar novos conhecimentos. Faleceu em 2 de maio de 1997 vítima de problemas no sistema circulatório.
 
Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon

Notícias Relacionadas