Técnicos da Educação participam de debates sobre o Desenvolvimento produtivo no âmbito do Plano Plurianual

Palavras-chave:
Foto: Lucas Peixoto - ASCOM/SEPLAN
O desenvolvimento produtivo do Estado foi discutido, nesta segunda-feira (10), durante as Mesas Programáticas do Plano Plurianual (PPA 2020-2023), realizado no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). Técnicos da Secretaria da Educação do Estado também participaram do evento que se constitui como uma das etapas de construção do PPA, documento que estabelece as principais diretrizes para as políticas públicas, programas e obras do Governo do Estado para os próximos quatro anos.
 
O eixo do desenvolvimento produtivo no PPA visa o fortalecimento da econômica baiana, por meio da ampliação, modernização e adensamento da matriz produtiva, busca por maior competitividade, integração aos mercados, desconcentração e diversificação da atividade econômica com destaque à promoção da economia do esporte, do turismo, da economia criativa e do empreendedorismo, bem como, valorizando as potencialidades dos territórios. A Educação entra como uma abordagem estratégica e transversal nesta temática, por envolver questões como a Educação do Campo e a oferta da Educação Profissional e Tecnológica alinhada às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade da Bahia.   
 
A Assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Lêda Souza, ressaltou a importância da transversalidade e complementariedade das ações de promoção do desenvolvimento produtivo. Ainda segundo Lêda, as ações voltadas à captação de recursos, atração de indústrias, fomento às empresas de tecnologia, a exemplo das Startups e a  promoção dos Arranjos Produtivos Locais (APL), estão entre as prioridades da SDE enquanto estratégia de desenvolvimento econômico do Estado. 
 
As mesas programáticas têm como objetivo discutir o alinhamento entre os instrumentos de planejamento e os planejamentos estratégicos organizacionais de cada Secretaria, com a integração dos compromissos pactuados. A partir daí, a Seplan, juntamente com as demais secretarias, fará um desenho inicial das metas, dos compromissos e indicadores do PPA 2020/2023.
 
Fonte: ASCOM/SEPLAN

Notícias Relacionadas