TVE traz poesias de saraus e slams da periferia de Salvador

Palavras-chave:
Ao longo do mês de maio, a série de interprogramas da TVE 'Verso Vivo' vai exibir vídeos poesias declamados por jovens poetas de saraus e slams da periferia de Salvador. Os produtos audiovisuais, de até 1 minuto e 30 segundos de duração, serão veiculados nas redes sociais e nos intervalos da programação da emissora pública. 
 
As batalhas de poesia, momentos de criação e resistência cultural e política, movimentam a periferia da capital baiana. Popularizadas como slams desde a década de 1990, os participantes levam para a competição os seus melhores versos, com poesias improvisadas ou escritas previamente, que são avaliadas pelos jurados. 
 
Já nos saraus, que podem ser eventos musicais ou um espaço de poesia falada performada, não há competição ou nota. O evento promove a integração social e cultural, onde os jovens retratam a realidade do cotidiano brasileiro e protestam contra as injustiças sociais. 
 
Os interprogramas foram dirigidos por Carolina Canguçu e Vinícius Eliziário, e oralizados pelos próprios autores.
 
O filme ‘Sarau da Onça – A poesia de quebrada’, em exibição da Sessão Cinemateca da TVE, documenta o sarau poético que acontece quinzenalmente no bairro de Sussuarana, periferia de Salvador. Dirigido por Vinícios Eliziário, a obra, que recebeu o prêmio de Melhor Filme no XI Festival Visões Periféricas e no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, será exibida no dia 11 maio, às 20h, na tv pública baiana. 
 
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
 
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

Notícias Relacionadas