Uesb investe mais de R$ 5,5 milhões em infraestrutura

Palavras-chave:

Melhorar a infraestrutura e possibilitar um melhor espaço para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas dos três campi fizeram parte do trabalho da Uesb neste ano. Nos últimos meses, mais de R$ 5,5 milhões foram investidos em reformas e novas obras para atender as demandas universitárias.

O investimento alcança os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, em equipamentos e espaços internos e externos da Universidade. Em Conquista, já foi entregue a urbanização da área externa do Sistema Uesb de Rádio e Televisão (Surte), além de realizadas a reforma do Salão do Júri e o reparo estrutural da Casa Padre Palmeira, onde fica o Museu Pedagógico da Universidade.

Em Jequié, foram feitas reformas no Anfiteatro Manoel Sarmento e nos auditórios do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), além da entrega da segunda etapa do Módulo de Odontologia. Outro serviço prestado foi a manutenção do piso do campo de futebol do campus.

No campus de Itapetinga, as reformas realizadas atenderam espaços como o Módulo Acadêmico, o Módulo de Educação e o Centro de Desenvolvimento e Difusão de Novas Tecnologias. Além da modernização, as obras buscam tornar esses espaços mais acessíveis, seguindo normativas.

“Atendemos aos pedidos, conseguindo entregar reformas e obras que atendem aos princípios normativos de segurança e, também, outros conceitos importantes, como a modernização do espaço, a acessibilidade, a identidade visual da Universidade e tudo mais”, pontua João Paulo Santos, assessor de Obras e Projetos da Uesb.

luminação – Uma das maiores atenções da Universidade nessas reformas foi a parte de iluminação. Com investimento nos três campi, serviços de manutenção e reforma no sistema elétrico foram realizadas, com instalação de lâmpadas de LED nas vias, instalação de bancos de capacitores, manutenção dos cubículos de medição, entre outros.

“A gente vai ter uma melhoria das vias públicas, principalmente da segurança à noite. Os três campi são grandes e a gente precisa ter uma iluminação adequada para cada um. Além do mais, essa tecnologia gera menos manutenções, maior vida útil dos equipamentos e uma redução dos cursos de energia”, explica Wans Farias, engenheiro elétrico da Uesb.

Próximos investimentos – Para o início de 2023, está prevista a entrega da praça de convivência com toda a estruturação das salas dos Centros Acadêmicos, no campus de Vitória da Conquista, bem como as reformas da guarita e do Núcleo de Práticas Jurídicas. No campus de Jequié, a readequação do espaço do Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) também está prevista.

Outro ponto importante em pauta é uma futura implantação de energia solar nos campi da Universidade, gerando energia mais limpa e reduzindo custos. “Ano que vem, daremos início a esse processo de implantação do sistema solar, um ponta pé para, posteriormente, a gente atender os três campi”, conta Farias.

Fonte: ASCOM UESB

Notícias Relacionadas